segunda-feira, 10 de novembro de 2008

The Jesus and Mary Chain “April Skyes”

Formada em 1984 por os irmãos Jim Reid e William Reid, é uma banda que se destacou pela sua sonoridade destorcida e suja, onde criaram um feedback único e inteligente.
Os The Velvet Underground talvez sejam a banda mais influente para os The Jesus and Mary Chain, onde predomina a sonoridade noise, post-punk e um pouco de indie.
A banda girava ao torno da parceria Reid, onde contavam também com o baixista Douglas Hart e o baterista Murray Dalglish, que depois foi substituído por Bobby Gillespie.
Editam em 85 o álbum “Psychocandy” que mostrava influências nítidas dos The Stooges e dos Velvet Underground e onde foi considerado um dos melhores álbuns de todos os tempos. O 1º single do disco "Just Like Honey" foi um dos primeiros grandes sucessos da banda.
“Darklands” de 87 foi um álbum mais indie-pop melódico do que um som mais Noise do álbum “Psychocandy”. O álbum teve criticas muito positivas, ter chegado ao 5º lugar na Inglaterra.
A banda ainda lançou álbuns como Barbed Wire Kisses (1988), Automatic (1989), Honey's Dead (1992), The Sound of Speed (1993), Stoned & Dethroned (1994) e Munki (1998).
A banda em 2007 juntou-se para uma tournée mundial onde chegou a passar por Portugal no festival Super Bock, Super Rock.
Fala-se em estarem a trabalhar em material novo, mas para já não passa de especulações.
Enquanto isso, os irmãos Reid acabaram de editar uma caixa de 4 Cds de raridades com o nome de The Power of Negative Thinking: B-Sides & Rarities.

É do álbum “Darklands” que deixo uma das musicas históricas da banda, “April Skyes”.

Sem comentários: