segunda-feira, 5 de abril de 2010

The Brian Jonestown Massacre “This is the One Thing We Did Not Want To Have Happen”

Oriundos dos Estados Unidos, São Francisco, Califórnia, os Brian Jonestown Massacre formaram-se no início dos anos 90. Liderada por Anton Newcombe, a banda é descrita pelo seu rock psicadélico/folk dos anos 60 e o exprimentalismo/shoegaze dos anos 70 e 80. Segundo a crítica os BJM são vistos como “os padrinhos do rock alternativo” devido à tão bem sucedida carreira da banda.
O nome “Brian Jonestown Massacre” é baseado no contexto à homenagem do guitarrista dos Rolling StonesBrian Jones – e do histórico suicídio colectivo de mais de 900 pessoas, apelidada de “Massacre” na comunidade Jonestown, em Guiana, no ano de 78.
Anton Newcombe nunca se livrou da má fama de que era alvo. Além da devoção por pessoas como Jim Jones e Charles Manson, a sua relação com os elementos da banda também não era das melhores, tanto que o grupo era renovado sucessivamente. Pelo menos pode-se constatar isso no filme/documentário “Dig!” de Ondi Timoner. O documentário refere a rivalidade dos BJM pelos Dandy Warhols, mas fazendo destes últimos, com uma carreira muito mais bem sucedida do que os BJM. Também mostra a agressividade em palco de Anton com o resto dos elementos do grupo, avaliando um pouco essa sua personalidade de um “falhado”.

Com uns doze álbuns já editados, todos eles conseguem ser bastante diversificados musicalmente. O primeiro álbum “Methodrone” (1995) – traz momentos mais shoegaze – “Their Satanic Majesties' Second Request” (1996) – passa pelo som mais psicadélico e que ainda continua a caracterizar o som da banda dos dias hoje. “Thank God for Mental Illness” (1996) – destaca-se pelo rock e o blues – e “Give It Back!” de (1997) – um dos melhores discos da banda, que além do rock psicadélico, incorpora alguns momentos world music. Em 2003 com o registo “...And This Is Our Music”, a sonoridade começa a seguir por caminhos mais electrónicos, onde também podemos encontrar essas influências no último álbum – “Who Killed Sgt. Pepper?” – editado no mês de Fevereiro deste ano.

É então de “Who Killed Sgt. Pepper?” que deixo este brilhante tema “This is the One Thing We Did Not Want To Have Happen”, apenas para audição.