segunda-feira, 5 de março de 2012

Mark Lanegan “Hit the City”

Musico nascido no ano de 1964, Ellensburg WA, Estados Unidos, Mark Lanegan inicia a sua carreira como músico em meados de 80, formando os Screaming Trees, banda que iria ser uma influência para o movimento grunge. Os Screaming Trees nunca chegaram a alcançar grande sucesso, apenas o sexto registo “Sweet Oblivion” (1992), conseguiu dar algum reconhecimento à banda. O grupo termina as suas funções em 2000, mas antes, já Lanegan tinha lançado o seu primeiro álbum a solo em 90 – The Winding Sheet – considerado por Dave Grohl (Nirvana, Foo Fighters), como um dos melhores álbuns de sempre. Mesmo não conseguindo grande êxito com este registo, edita o seu 2º álbum a solo - Whiskey for the Holy Ghost – em 94, conseguindo já obter algumas críticas bem positivas, destacando-se principalmente a sua maturidade musical. A destacar neste disco o tema "The River Rise".
Continuando nos Screaming Trees, lança o seu 3º trabalho a solo – “Scraps at Midnight” – em 98, continuando a mostrar influências do blues, algo que já tinha feito nos seus dois registos anteriores. No ano seguinte edita um disco de covers - I'll Take Care Of You – e dá também a informação do fim dos Screaming Trees. A partir daqui, Lanegan inicia uma das melhores fases da sua carreira, juntando-se a Josh Homme nos Queens of the Stone Age, participando em 3 excelentes álbuns – “Rated-R” (2000), “Songs for the Deaf” (2002) e "Lullabies to Paralyze" (2005).
Em 2001 ainda edita “Field Songs” e em 2003 junta-se a Greg Dulli (The Afghan Whigs) e forma os The Gutter Twins, lançando o primeiro registo – “Saturnalia” – só em 2008. Continuando em alta, Lanegan lança o que é para mim o seu melhor registo a solo – “Bubllegum” – em 2004, contando com a participação de músicos como Josh Homme, PJ Harvey, Greg Dulli e Duff" McKagan.
Em 2004 em parceria com Isobell Campbell (ex-Belle & Sebastian), dentro das influências folk, lança em 2006 - Ballad of the Broken Seas – seguindo em 2008 - Sunday at Devil Dirt – e por fim em 2010 – Hawk. Um projecto muito bem recebido pela crítica e público.
Para além destes trabalhos que aqui referi, Lanegan também participou noutros projectos como os Soulsavers, Mad Season, The Desert Sessions, Melissa Auf Der Maur, The Twilight Singers, Martina Topley-Bird e entre outros.
O músico lançou no inicio de Fevereiro, o seu sétimo álbum a solo – Blues Funeral – um dos motivos da sua visita a Portugal, no dia 30 de Março, no Porto (Hard Club), e no dia seguinte em Lisboa, na Sala TMN.

Recordo do álbum “Bubllegum” (2004), “Hit the City”.



Para ouvir "The River Rise", do álbum “Whiskey for the Holy Ghost”, de 94.

Sem comentários: