segunda-feira, 5 de julho de 2010

The Scientists “We Had Love”/”Blood Red River”

Oriundos de Perth, Australia, os The Scientists são uma banda de Swamp Rock, liderado por Kim Salmon, que inicialmente eram conhecidos por Exterminators e depois por Invaders. Os The Scientists passaram por duas fases, o revivalismo do punk no final dos anos 70 e o swamp/noise rock do inicio dos anos 80. Foram muito mais influentes do que pelo seu sucesso, que foi irrisório. Os Mudhoney é uma das bandas que se dizem influenciados por a sua música.
Os The Scientists formaram-se em 1978, após os Invaders e quando James Baker deixa os Victims, substituindo John Rowlings. A parceria de Baker com Kim Salmon, iria ser muito importante para banda, desenvolvendo a sua sonoridade. Lançaram em 1979 o seu primeiro single – “Frantic Romantic” /"Shake (Together Tonight)" – pela editora DNA. Nesse mesmo ano, Radalj e Byrne deixam a banda, sendo substituídos por Ben Juniper e Ian Sharples. O grupo termina em 1981, após o lançamento do 1º álbum “The Scientists (The Pink Album)”. Nesse mesmo ano, Salmon e Boris Sujdovic (ex-Rockets), reformam a banda, indo por uma direcção musical voltada para o rock psicadélico, que iria mais tarde incentivar o inicio do grunge. A banda procurava na sua sonoridade influências dos The Cramps, The Stooges, Suicide e Captain Beefheart. Assinam pela Au Go Go Records e liberam os singles "This Is My Happy Hour"/"Swampland" em 82, o excelente mini LP “Blood Red River” e os singles “We Had Love"/"Clear Spot" em 83. Foram considerados nessa fase, como uma das mais importantes bandas independentes australianas.

Em 84, Kim Salmon e a sua comitiva, despedem-se da Austrália rumo a Inglaterra onde fazem a primeira parte dos concertos dos Gun Club. Lançam nesse ano, “This Heart Doesn't Run on Blood, This Heart Doesn't Run on Love”.
Em 85 editaram o mini LP “Atom Bomb Baby”e o LP “You Get What You Deserve”. No ano seguinte o disco “Weird Love” e em 87 “The Human Jukebox”. Salmon coloca um ponto final na banda em 87, formando o grupo - Kim Salmon and the Surrealists. Em 88 volta a formar nova banda chamada de The Beasts of Bourbon, até 1993.

Para ouvir “We Had Love”, um dos temas escolhidos para a banda sonora do filme “RockNRolla” de Guy Ritchie.



E ainda recordo o vídeo “Blood Red River” de 83.

2 comentários:

(H)Olga disse...

Fiquei viciada no "Blood Red River" :/

Spark disse...

É sem dúvida um grande tema ;)