segunda-feira, 1 de março de 2010

Public Image Ltd. “Rise”

Após os Sex Pistols, John Lydon (Johnny Rotten), junta o guitarrista Keith Levenne (ex-Clash), o baixista Jah Wooble e o baterista David Crowe e forma os Public Image Ltd. (PIL), em 1978. As influências seriam um pouco diferentes do punk rock associado aos Sex Pistols, convergindo num som mais experimental, pop, pós-punk…
Lançaram em 78, o primeiro disco intitulado "Public Image"e no ano seguinte, aquele que é considerado o melhor trabalho da banda – “Metal Box” – um disco triplo comercializado numa caixa de filme em metal.
A banda começou a entrar em conflitos, logo no primeiro álbum. O baterista David Crowe abandona a banda e depois do segundo álbum Jah Wooble segue o mesmo caminho, depois de vários conflitos com Lydon.
Keith Levenne também decide deixar a banda, após o 3º álbum “Flowers of Romance”, lançado em 81.
Em 84 lançam “This is what you want... This is what you get”, apresentando um disco mais comercial, numa vertente mais pop.
O álbum não teve grande recepção da parte do público, exceptuando o single "This is Not a Love Song", que se tornou um dos temas emblemáticos da banda.
Lydon continuava a não conseguir alcançar um grande resultado com – “Album” – de 86 que incluía o tema “Rise”, o único single com sucesso.
Ainda foi editado “Happy?” em 87, “9” em 89 e por fim “That What Is Not” em 92. Lydon terminou com a banda em 93, pelo facto da Virgin Records se recusar a financiar a tournée do álbum “That What Is Not”. A Tournée foi financiada posteriormente pelo próprio Lydon.
Em 2009, o vocalista dos Sex Pistols anuncia o regresso dos PIL para uma serie de concertos no Reino Unido numa comemoração dos 30 anos do álbum “Metal Box”, que deu inicio no dia 15 de Dezembro no Brixton Academy em Londres.

Recordo o single “Rise”.

8 comentários:

Unknown disse...

Passei por isso no outro dia mas arrumei para canto. Agora que aconselhas, vou ouvir.

Depois reporto algo.

Boa semana ó Spark!

Unknown disse...

Ena, há quanto tempo não ouvia este excelente tema!

Da discografia dos PIL, o meu preferido é o Flowers of Romance.

André Leão disse...

Cheguei a ver os PIL em Portugal, mas o concerto foi horripilante...

Spark disse...

he he

André acredito. :)

pedro disse...

o concerto dos PIL foi estranho... pelo menos em cascais... o público mairiatriamente vestido de preto ou com camisolas dos sex pistols... & depois apareceu uma banda multi-colorida a tocar temas que ninguém conhecia...
:)

liliana_lourenço disse...

Gosto do cabelo dele. ;)

E estéticas à parte, gostei do vídeo e da música.. não conhecia. :) **

Rui Caldeira disse...

Fdx, as coisas que tu sabes . . .

Spark disse...

Rui tb n exageres!!!

:)