segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Muddy Waters “Mannish Boy”

É um músico genial e aquele que foi apelidado como o pai do Chicago Blues, tendo-lhe sido inclusivamente atribuída o conceito de guitarra eléctrica.
Este é referido como um dos maiores nomes do Blues, a par de outras grandes figuras como Robert Johnson, B.B King, Son House, Albert King e Sonny Boy Williamsom I.
Nascido em Rolling Fork no Mississípi no ano de 1915, Muddy Waters (McKinley Morganfield), iniciou-se na música aos 17 anos a tocar viola, mas foi em 1943 que começou a tocar guitarra eléctrica. A sua popularidade surgiu, quando se mudou para Chicago, Illinois, após a segunda guerra mundial, tocando em clubes e bares muito bem frequentados.
O seu carisma, a voz, a forma brilhante de tocar guitarra e o apoio de excelentes músicos, foram alguns dos factores decisivos que o catapultaram para o estrelato, a par dos mais sonantes nomes da história do Blues.
Constatando o desinteresse dos norte-americanos pelo Rhythm and Blues (R&B), mudou-se posteriormente para Inglaterra, onde tocava somente com bandas de Rock N’ Roll nos anos 60, exercendo uma influência crucial para música dessa década. Os Rolling Stones, são disso exemplo, quando retiraram o nome da banda a partir de uma das músicas de Waters.
Leonard e Phil Chess, responsáveis pela gravadora Chess, convidaram Waters entre outros para gravar blues acústicos. Este foi um dos primeiros a receber e a aceitar a proposta, devido a algumas dificuldades financeiras com que se confrontava na altura.
As suas gravações no final dos anos 50 e início dos 60, foram particularmente as mais notáveis. "I’ve Got My Mojo Working", "Hoochie Coochie Man", "She’s Nineteen Years Old" e "Rolling and Tumbling”, constituiram parte dos seus grandes êxitos.
Um dos nomes incontornáveis do Blues – baixista, produtor e compositor Willie Dixon, criou, igualmente, algumas das músicas mais famosas de Waters, como "I Just Want to Make Love to You", "Hoochie Coochie Man" e "I’m Ready".
Outros temas se viriam tornar de grande sucesso mais tarde como “Long Distance Call", "Mannish Boy" e o hino do rock/blues "I’ve Got My Mojo Working".

O disco “Folk Singer” de 1964 foi marcado como um grande momento na vida de Waters, ao tocar com os três gigantes do blues que ele mesmo trouxe do Mississipi – Willie Dixon, o baterista Clifton James e na guitarra, aquele que se tornaria um dos grandes ídolos de Jimi Hendrix e Eric Clapton – Buddy Guy.
Em 1977, Muddy Waters lançou seu álbum – “Hard Again”, gravado pela Blue Sky após ter deixado a “Chess Records”. É a sua primeira parceria com Johnny Winter. O álbum revitalizou o blues moderno, trazendo Muddy Waters para uma nova geração e apresentando uma banda com músicos consagrados. O álbum ganhou um Grammy Award e originou uma tournée mundial que se tornou célebre, ao reunir alguns dos mais extraordinários músicos de blues dessa época – Muddy Waters, Johhny Winter, James Cotton, Pinetop Perkins, Bob Margolin, Willie ‘Big Eyes’ Smith e Charles Calmese.

Esta lenda do Blues foi uma influência determinante para inúmeros músicos como Jimi Hendrix, conforme indicado anteriormente, para Santana e Keith Richards.
Viria a falecer em 1983, com 68 anos.

Fiquem com este clássico genial de Waters“Mannish Boy”.

4 comentários:

Gisele Freire disse...

Spark
O bom disso tudo é que tu tem bom gosto my friend!
bjs
Gi

Spark disse...

:)

Mto obrigado Gi.

Beijinhos

Centopeia disse...

Ena! Grande recordação!
Genial, sem dúvida!

Spark disse...

É um excelente musico! Vale sempre a pena recordar Waters. :)

Abraço Centopeia