segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Adam and the Ants “Ant Music”

Banda formada em 1977, na zona de Londres, Inglaterra, por Stuart Leslie Goddard, Lester Square, Andy Warren e Paul Flannagan, que depois viriam a deixar a banda logo no ano seguinte, para formar os The Monochrome Set.
Mas antes, Stuart Leslie Goddard (Adam Ant), tinha formado os Bazooka Joe e mais tarde, os B-Sides. Conhecendo inúmeras figuras do punk londrino, especialmente a actriz e modelo Jordan (Pamela Rooke), que trabalhava na Sex-Shop de Malcom McLaren e de Vivienne Westwood (estilista responsável por vestir os Sex Pistols). Jordan consegue que McLaren aceite ser empresário então dos Adam and the Ants, fazendo o seu primeiro concerto ainda em 77. Depois da saída em 78 do conjunto inicial, entra Dave Barbarossa, Matthew Ashman e Leigh Gorman, que também viriam a deixar a banda no inicio de 80, para dedicarem-se ao novo projecto Bow Wow Wow (liderado por Annabella Lwin), sugestão de Malcom McLaren.
Gravam
então o primeiro single "Plastic Surgery", tema que serviu para o filme de culto “Jubilee” de Derek Jarman, e que Goddard também fazia parte do elenco.
Após gravarem alguns temas na rádio de John Peel, iniciam uma serie de concertos como banda se suporte dos Siouxsie and the Banshees, ao qual a crítica não gostou. Inserem uma nova sonoridade ao punk, com um ritmo Burundi, que necessitavam de duas baterias e ainda incluindo a imagem de vestes de piratas e de índios, que ficou classificado por Ant Music.
Lançam em 78 o single “Young Parisians”, não conseguindo alcançar grande sucesso.
Em 79 apostam no álbum de estreia “Dirk Wears White Sox”, com uma sonoridade entre o post-punk e o glam-rock, conseguindo com este disco algum reconhecimento, graças a Malcom McLaren. "Zerox" foi o single que mais sucesso teve com este álbum.
Em 80 os Adam and the Ants regressam com uma nova formação, Marco Pirroni (Rema Rema, Spear of Destiny, Siouxsie and the Banshees), Kevin Mooney e Merrick, lançando o fantástico Kings of the Wild Frontier, conseguindo com este alcançar um enorme sucesso comercial, chegando mesmo a estar em 1º lugar nas tabelas do Reino Unido. "Dog Eat Dog", “Antmusic” e "Kings of the Wild Frontier", foram os principais singles. Lançados com o êxito obtido de Kings of the Wild Frontier, editam em Novembro de 81, Prince Charming, conquistando novamente o carinho do carinho e público. Os singles “Stand and Deliver” e “Prince Charming”, mantiveram-se nesse ano em 1º lugar nas tabelas inglesas. Em 82 foram nomeados para Grammy Award, como melhor banda e nesse mesmo ano, por falta de entusiasmo de Adam Ant, propõe o fim, lançando-se por um caminho a solo. Ant lançou cinco álbuns, alcançando com alguns deles algum sucesso, mas “Wonderful” (95), foi o seu último registo devido de sofrer de perturbação Bipolar. O músico prepara-se para lançar em 2012 um novo álbum - “Adam Ant Is The Blueblack Hussar in Marrying The Gunner's Daughter”- quase 17 anos depois.

Recordo o excelente single e vídeo “Antmusic” de Kings of the Wild Frontier.

Sem comentários: