
A banda formou-se em 1982, quando Johnny Marr (John Maher) pediu a Steven Patrick (Morrissey) para escrever letras para as músicas que andava a compor.
A ideia era compor para outras bandas, mas a dada altura resolveram com mais Andy Rourke no baixo e Mike Joyce na bateria, juntarem-se para a banda.
The Smiths, foi o nome que Morrissey escolheu para fugir aos nomes pomposos das bandas da altura, tais como Depeche Mode, Orchestral Manoeuvres in the Dark, Classix Nouveaux e muitos outros.
"Hand In Glove" foi o 1º single da banda e que alcançou algum reconhecimento, mas foi com o 2º single "This Charming Man" que banda teve um verdadeiro sucesso, recebendo críticas muito positivas pela imprensa. The Smiths, foi o nome que Morrissey escolheu para fugir aos nomes pomposos das bandas da altura, tais como Depeche Mode, Orchestral Manoeuvres in the Dark, Classix Nouveaux e muitos outros.
Em 1984 sai o 1º álbum “The Smiths” que alcança o 2º lugar nas tabelas inglesas.
“Meat is Murder” de 1985, foi directamente para o 1º lugar.
Mas foi o 3º álbum “The Queen is Dead” de 1986 que foi considerado a obra-prima dos The Smiths. Foi considerado o melhor álbum de todos os tempos pela NME e Melody Maker. Foi nesta altura que a banda começou a ter alguns problemas de divergências.
Em 1987 ainda lançam “Strangeways, Here We Come”, terem posto de seguida o fim á banda.
Com a dissolução da banda a musica pop nunca mais foi a mesma.Mas foi o 3º álbum “The Queen is Dead” de 1986 que foi considerado a obra-prima dos The Smiths. Foi considerado o melhor álbum de todos os tempos pela NME e Melody Maker. Foi nesta altura que a banda começou a ter alguns problemas de divergências.
Em 1987 ainda lançam “Strangeways, Here We Come”, terem posto de seguida o fim á banda.
The Smiths ainda tem no reportório uma mão cheia de compilações, que em Novembro repete-se a dose com mais uma compilação de 2 CD’s, com o nome “The Sound of The Smiths” .
Morrissey em 1988 seguiu uma carreira a solo que já conta com 8 álbuns, saindo para o próximo ano o nono, com o nome de Years of Refusal.
Johnny Marr tem participado em vários projectos, tais como os The The, Electronic e agora encontra-se desde 2006 em formação com os Modest Mouse.
Do 1º álbum “The Smiths” deixo o grandioso "What Difference Does It Make"
Sem comentários:
Enviar um comentário