segunda-feira, 2 de maio de 2011

Black Rebel Motorcycle Club “Spread Your Love”

Banda de São Francisco, California, formada em 1998 por Peter Hayes (ex-The Brian Jonestown Massacre), Robert Levon Been e Nick Jago. Influências sonoras que vão desde o garage rock , shoegaze e o rock psicadélico, os Black Rebel Motorcycle Club (nome do grupo inspirado no filme “Selvagem” (1953), protagonizado por Marlon Brando), são na minha opinião, uma das melhores bandas de rock alternativo desta última década. Intensos, eclécticos, excelentes músicos, transmitem na sua música, riffs poderosos, refrões fortes e uma energia em palco absolutamente espantosa.
A banda estreou-se nos discos em 1999 com o LP “B.R.M.C.” (Re-lançado depois em 2001 pela Virgin) e o EP “Screaming Gum”. Com o lançamento de “B.R.M.C.”, a banda foi descrita como uma das mais importantes do rock garage revival, movimento que iniciou em 2000. Seguiu-se em 2003 “Take Them On, On Your Own”, considerado mais rock e superior ao seu álbum de estreia.
Em 2005, regressam com “Howl”, um disco que demonstra alguma maturidade da banda. Diferente dos anteriores, vai buscar novas influências, como o blues, o country e o gospel. Este foi um registo que dividiu opiniões perante a crítica, sendo por alguns o melhor disco da banda e por outros, monótono e ideal para ser lançado como álbum de B-sides.
“Baby 81” foi lançado em 2007 e marca o regresso da sonoridade mais agressiva dos 2 primeiros discos. No ano seguinte a banda edita pela sua própria editora - Abstract Dragon - “The Effects of 333”, Inteiramente instrumental e pouco convincente.
Em Junho de 2008, Leah Shapiro (ex-The Raveonettes) vai substituir Nick Jago, que decide sair da banda. Em 2009, é lançado o DVD/CD ao vivo pela Vagrant Records, durante a digressão mundial do disco “Baby 81”, gravado em Glasgow, Berlim e Dublin.
O esplêndido Beat the Devil's Tattoo é lançado em 2010, originando uma digressão que passou por Portugal em Novembro do ano passado.

Recordo "Spread Your Love" do primeiro registo.

2 comentários:

(H)Olga disse...

Estes tipos são bons!

Spark disse...

Sim, mto bons :)