segunda-feira, 1 de agosto de 2011

The Blackouts “Idiot”

Pouco reconhecida, foram uma das bandas mais relevantes de Seattle, seguindo a sonoridade dentro do post-punk, muitas vezes comparados aos Bauhaus.
Formaram-se em Seattle no ano de 1979 por Erich Werner (guitarrista), o Mike Davidson (baixista) e William Rieflin (baterista), que anteriormente pertenciam à banda punk - The Telepaths. Logo depois, Roland Barker junta-se ao grupo nos sintetizadores e posteriormente no saxofone.
Após de terem lançado o 1º EP - Men in Motion - Mike Davidson resolve sair e entra no seu lugar o irmão de Roland, Paul Barker, em 1981. O músico foi importantíssimo para o processo criativo dos The Blackouts, editando depois os singles "Exchange of Goods”/”Industry” para a gravadora inglesa Situation Two, em 1982.
Apenas com um EP e uns singles, a banda obteve variadas críticas, devido a estarem incluídos na compilação Syndrome de Seattle. Lançam mais um single – Idiot – que ocasionou a produção do 1º vídeo do grupo, conseguindo graças a este alcançar algum renome.
Em Agosto de 1982, a banda faz o seu último concerto em Seattle, mudando-se depois para Boston que ocasionou alguns concertos durante o caminho. No inicio a vida em Boston não foi fácil, pouco espaço para conseguirem trabalhar e as péssimas condições do local, fez com que produzissem muito pouco. A banda conhece Al Jourgensen (Ministry) e produzem aquele que é considerado o último trabalho da banda – o EP “Lost Soul Club” - para Wax Trax! Records.
Devido aos poucos lucros alcançados pela banda, partem rumo a São Francisco no ano de 1984, dando vários concertos ao lado de Jourgensen. O álcool e alguns conflitos, causou o fim do grupo em Junho de 85. Paul Barker e Rieflin, foram recrutados por Jourgensen para os Ministry, que foram as duas peças fundamentais para a mudança da sonoridade e que ocasionou uma longa colaboração entre Barker e Jourgensen, que para além dos Ministry, ainda trabalharam juntos nos Revolting Cocks, Lard e entre outros. Rieflin decide lançar o seu 1º trabalho a solo - Birth of a Giant – em 1999. Depois disso, apenas decide participar como músico em bandas como os KMFDM, Pigface, Ruby, Peter Murphy e os Nine Inch Nails. Neste momento coopera com os R.E.M. como baterista, nesta última digressão.
Enquanto Erich Werner, resolve seguir os estudos académicos e insere-se na banda Toiling Midgets em 92, até ao seu fim, em 97. Em 2004 foi lançado pela K Records, o álbum “History in Reverse”, uma compilação de todos os singles da banda. Já o lendário poeta e cineasta Jean Cocteau dizia: "Uma obra de arte deve ser um objecto difícil de aderir”.

O som do vídeo não tem muita qualidade, mas vale a pena mesmo assim, ver o vídeo (dirigido por Robert R. McGinley), e essencialmente a música "Idiot", que é uma das minhas favoritas da banda.



E para ouvir “Writhing” do EP "Lost Soul's Club”.

Sem comentários: