segunda-feira, 7 de novembro de 2011

The Chameleons “In Shreds”

Banda com influências de post-punk britânica formada em Manchester, no ano de 1981, por Mark Burgess (vocais e baixo), Reg Smithies (guitarra), Dave Fielding (guitarra) e Brian Schofield (bateria), este último substituído depois por John Lever. Outros músicos alinhavam ao lado da banda original em espectáculos ao vivo, como o Alistair Lewthwait Clegg e Andy (teclados), e Kwasi Assante (percussão e vocais).
Após o lançamento do single “In Shreds” em 1982 e algumas secções na BBC Rádio 1, com John Peel, lançam finalmente o seu álbum de estreia em 1983 pela Statik Records, intitulado “Script of the Bridge”. Produzido por Colin Richardson, “Script of the Bridge” é um dos discos da banda mais reverenciados, que incluía os clássicos "Paper Tigers", “Don't Fall", "Here Today" ou "View from a Hill".
No ano seguinte editam “What Does Anything Mean? Basically”, que foi muito bem recebido pela crítica e público, e foi também este disco que levou a banda de Manchester passar pela primeira vez em Portugal, no Rock Rendez-Vous em 1985. No alinhamento do disco, para além de “In Shreds”, podemos encontrar singles como "P.S. Goodbye", “Perfume Garden”, "Return of the Roughnecks” e “Nostalgia”. Em 86, Burgess desmantela-se da Statik Records e assina pela Geffen, ocasionando o 3º álbum – “Strange Times”. Burgess desliga-se dos The Chameleons e dedica-se ao projecto The Sun and The Moon, editando em 88 o 1º álbum – “The Sun and The Moon”. Em 93 sai o seu primeiro trabalho a solo – “Zima Junction” – continuando seguidamente com mais três registos até 95. Em 99 regressa com o 2º álbum dos The Sun and The Moon – “The Great Escape” – e só em 2000 é que regressa aos The Chameleons com o disco ao vivo “Strip”, distribuído pela Paradiso. O LP “Why Call It Anything?” sai no ano seguinte, e por fim, “This Never Ending Now” em 2002, um disco de remisturas de alguns singles clássicos. Devido a algumas desavenças, a banda desmembra-se em 2003.
Burgess continuou em actividade em inúmeros projectos, respectivamente nos Black Swan Lane, formado em 2007, e que já conta com 4 registos, sendo o último editado durante este ano.
Em 2009, Burgess e John Lever reformam os The Chameleons e dão-lhe o nome de Chameleons Vox, ocasionando uma tournée que passou por duas vezes em Portugal, uma durante o verão do ano passado em Lisboa e mais recentemente no Festival St Culterra, que decorreu em Santo Tirso no mês de Julho deste ano.

Do álbum “What Does Anything Mean? Basically”, recordo “In Shreds”, num vídeo não original, com imagens do filme “Altered Images” de Ken Russel.

Sem comentários: