sexta-feira, 14 de maio de 2010

The Monk and the Fish

Produzida em 1994 pelo Holandês Michael Dudok de Wit, “The Monk and the Fish” (Le Moine et le Poisson), foi nomeada ao Óscar e ainda ganhou inúmeros prémios, incluindo “César Awards” e “Cartoon d'Or”. Trabalhada em aguarela, esta curta junta-se a outras excelentes animações produzidas por Dudok de Wit, tais como “Father and Daughter”, “Tom Sweep” e “The Aroma of Tea”. A banda sonora é da autoria de Serge Besset e é baseada na "La Follia" de Corelli.

Sinopse:

Um monge obcecado com o peixe, tenta tudo por tudo para o capturar.

3 comentários:

Manuela disse...

Pesquisando sobre o filme, descobri que ele está carregado de simbolismos.O peixe que o monge tenta capturar simboliza Deus, ou a ideia dele. O monge luta para ter a compreensão dele. Mas quando compreende que não consegue a revelação do peixe, segue-o e sente-se finalmente em paz.
Olha, achei no mínimo curioso e resolvi partilhar, aqui, o que tinha lido. Quando vi o filme não pensei em nada disto, excepto na última cena em que parecia fazer alusão a algo divino.
Mas o filme vale por si só, independentemente desta interpretação.


Bj

Ana Pena disse...

Coincidência ou não acabei agora de ver este vídeo no blog de um amigo! Está simplesmente fantástico, uma pérola da animação sem dúvida!!!e tu tens sempre bom gosto!

Spark disse...

Obrigado Ana :)

Beijinho