segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Madrugada “Stories from the Streets”

Formados em 1995 na cidade Stokmarknes, Noruega, os Madrugada é uma das bandas que admiro imenso.
Madrugada” foi o nome sugerido por o poeta/escritor Öystein Wingaard Wolf, muito amigo dos membros do grupo.
A banda foi formada por Sivert Höyem (vocalista), Robert Buräs (guitarrista), Frode Jacobsen (baixista) e Simen Vangen (Baterista), que assumiu mais tarde o cargo, depois de Jon Lauvland Pettersen ter deixado a banda em 2002.
Iniciaram-se em 98 com um EP intitulado “Madrugada”, apresentando no ano a seguir o primeiro álbum “Industrial Silence” que trazia um excelente conjunto de canções.
Em 2001 regressam com o melancólico “The Nightly Disease”, que nos oferece momentos únicos de grandes canções como “Black Mambo”, “Step Into This Room And Dance For Me”, “A Deadend Mind” e entre outras.
Um ano depois (2001), apresentam “Grit”, um disco com ambientes mais de rock, retirados dele dois magníficos singles, “Blood Shot Adult Commitment” e “Magesty”. Em 2005 fazem um dos meus discos favoritos, “The Deep End”. “The Kids Are On High Street”, “On Your Side”, “Stories From The Streets”, a lindísima “The Lost Gospel”, “Subterranean Sunlight” (fazer lembrar momentos de Nick Cave), e “Hard to Come Back”, são algumas das músicas que constroem “The Deep End” e que fizeram desse álbum o mais vendido na Noruega e ganhando inumeros prémios. Nesse mesmo ano, o baterista Simen Vangen anuncia a sua saída da banda, para fazer outros projectos dentro da musica jazz. Erland Dahlen ocupa o seu lugar.
Em Julho de 2007 o guitarrista Robert Buräs aparece morto no seu apartamento em Oslo. A banda já andava a trabalhar no seu 5º álbum intitulado “Madrugada”, onde as faixas das músicas já estavam praticamente gravadas antes de Buräs morrer. Sivert Höyem resolveu assim terminar as gravações do disco em homenagem a Robert, e que foi lançado no inicio de Janeiro de 2008.
Os Madrugada resolvem pôr um ponto final e iniciam uma tournée de despedida no final de Outubro de 2008, acabando nos finais de Novembro desse mesmo ano.
O vocalista Sivert Höyem, que antes já tinha feito dois trabalhos a solo chamados “Ladies and Gentlemen of the Opposition” em 2004 e “Exiles” em 2006, está de regresso este ano com um novo trabalho “Moon Landing” editado nos finais de Setembro.

Termino com o brilhante single e o respectivo vídeo “Stories From The Streets”, retirado do álbum “The Deep End”.