segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Front 242 “Headhunter”/” Tragedy for You”

Oriundos da Bélgica (Bruxelas), formados em 1981, os Front 242 são considerados uns dos nomes mais influentes do EBM (Electronic Body Music). Embora os membros da banda digam que nome “Front 242” não tem nenhum significado em particular, Daniel Bressanutti afirmou numa entrevista, que “242” vinha de "'242!' instead of 'damn!'", algo que tinha visto quando era mais novo. Também existe algumas semelhanças de o nome se basear na ocorrência do após a 2ª Guerra Mundial, de 242 cidadãos belgas terem sido condenados à morte, depois de terem colaborado com ocupantes alemães.
Inicialmente formada por Daniel Bressanutti e Dirk Bergen, só em 82 entra Richard 23, Patrick Codenys e Jean-Luc De Meyer. O grupo inspirou-se na música electrónica de bandas dos anos 70, como os Throbbing Gristle, Cabaret Voltaire ou os Kraftwerk. Em 82 lançam então o 1º álbum – “Geography” – sendo a sua sonoridade dominada essencialmente pelo synthpop. Após a partida de Dirk Bergen, o som da banda torna-se num som industrial mais agressivo (EBM). Nessa fase foram mencionados pela imprensa, como uma banda relacionada com a ideologia fascista e até uma ligação com alguns grupos de extrema-direita, mas sempre negando qualquer envolvimento. Os Front 242, também eram distinguidos pelas críticas sociais e politicas nas suas letras.
Em 84 lançam “No Comment” e em 88 editam aquele que seria o álbum mais bem sucedido da banda – “Front by Front” – que continha os singles “Headhunter” e “Never Stop!”. Em 91 regressam com o disco “Tyranny (For You)”, e em 93 com ” 06:21:03:11 Up Evil” e “05:22:09:12 Off” que conta com a participação de Christine "99" Kowalski na voz. Depois de algumas saídas e de outros trabalhos paralelos, a banda regressa 10 anos depois com o álbum “Pulse”.

Fique com “Headhunter” (Front by Front) e “Tragedy for You” (Tyranny _For You ), ambos os vídeos produzidos por Anton Corbijn.



7 comentários:

Luis Baptista disse...

Para mim, uma das grandes bandas da história musical, Não vale a pena dizer mais, tudo dito.
Abraço.

liliana_lourenço disse...

Bem, do que me foste lembrar! Front 242! Adoro! :) Eu ouvia imenso isto quando os descobri através do meu irmão.

Já aumentei o volume!

Beijinhos! :)

**

liliana_lourenço disse...

A primeira faixa ficou aqui em repeat. :) **

Spark disse...

Era viciado na música dos Front 242! "Front by Front" é um disco fabuloso e por andar a ouvi-lo novamente, decidi recordá-los. Ainda tenho esperança de os ver por cá. :)

Manuela disse...

A digressão já começou, Madrid é o mais próximo, agora por cá não vão passar:(

Spark disse...

Pois :/

(H)Olga disse...

Fiquei com a ideia que já tinha comentado este teu post, pelos vistos não... Aqui fica então o meu comentário: Isto é bom, muito bom! :P