segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Bauhaus “Shadow of Light”

Nascidos das cinzas dos The Craze, os Bauhaus formaram-se em 1978, na cidade de Northampton, Inglaterra. A banda inicialmente formada por Daniel Ash (guitarra), David J (bateria) e Kevin Haskins (baixo), Peter Murphy é convidado depois por Ash para formar nos Bauhaus como vocalista.
No espírito do post-punk, a banda procurou ser original, adicionando novas características à sonoridade, com conceitos neo-românticos e depressivos. No inicio, inspiraram-se nos filmes de terror na fase de expressionismo alemão, satirizando e dando uma vertente teatral à sua música. Em 1979 entram em estúdio e gravam o seu 1º single Bela Lugosi's Dead, uma referência ao actor Bela Lugosi’s, que interpretou o filme Drácula, em 1931. No ano seguinte editam mais três singles, Dark Entries, Telegram Sam (tema dos T-Rex) e Terror Couple Kill Colonel, pela 4AD. Nesse mesmo ano (Outubro de 1980) editaram o seu 1º LP – In the Flat Field – um dos registos mais imponentes da carreira da banda. Em 1981, devido a uma maior divulgação por parte da editora, os Bauhaus mudam para a Beggar’s Banquet, lançando 2 singles: Kick in the Eye e The Passion of Lovers. Esses dois temas geraram então o ilustre álbum “Mask”, que lhes facultou uma enorme popularidade.
Em 82 lançam o single “Spirit”, produzido por Hugh Jones (Echo & The Bunnymen, The Sound, The Undertones), no intuito de conseguirem alcançar os 30 primeiros lugares das tabelas musicais, no entanto, não passou da 42ª posição. Mesmo desanimados, lançam o 3º álbum “The Sky’s Gone Out”. Nesse ano já tinha lançado o single “Ziggy Stardust”, versão de David Bowie, ao qual consolidavam a sua distinta discografia. Em 83 após a realização de uma tournée pela Europa, lançam mais dois singles, Lagartja Nick e She's in Parties, seguindo mais um LP – Burning From the Inside. Este seria o último registo. Para além dos Tones on Tail, banda que Daniel Ash já tinha formado em 82, forma também os Love and Rockets em 85 até 99, com os outros dois membros dos Bauhaus, Kevin Haskins e David J. Enquanto a Peter Murphy dedica-se num bem conseguido trabalho a solo, que editou este ano o seu 8º álbum – “Ninth”.
Os Bauhaus ainda editaram a dupla colectânea Bauhaus The Singles 1979-1983, e regressam em 98 para uma tournée mundial (Ressurrection Tour), que chegou por passar por Portugal. No ano seguinte foi editado o álbum ao vivo – Gotham – CD duplo originado da Ressurrection Tour.
Em 2008 a banda anuncia o regresso aos discos com o bem sucedido “Go Away White”, não acontecendo nenhuma tournée da divulgação do disco, mesmo já terem tido feito uns quantos concertos antes, ao lado dos Nine Inch Nails. Este álbum é também marcado pelo final oficial da banda.

“We Love our Audience” (Bauhaus_Spirit)

Fica aqui para visualizarem “Shadow of Light”, um filme de 84 de aproximadamente 40 minutos, que inclui os vídeos dos singles “Telegram Sam,” “Mask,” “Spirit,” “Ziggy Stardust,” “She’s In Parties” e ainda quatro vídeos ao vivo dos temas “Bela Lugosi’s Dead,” “Rosebarden Funeral of Sores,” “In the Flat Field,” e “Hollow Hills”.

2 comentários:

Luis Baptista disse...

Um clássico, com todo o bom, inerente e envolvente.
Abraço.

Spark disse...

Nem mais :)