segunda-feira, 6 de abril de 2009

Cocteau Twins “Wax and Wane”

Cocteau Twins foi sem dúvida uma banda com o som mais hipnótico e original na música independente no inicio dos anos 80.
Uma banda escocesa formada em 1979 por Elizabeth Fraser (Vocal), Robin Guthrie (guitarra), Will Heggie (baixo e piano), substituído depois por Simon Raymonde em 1983.

“Cocteau Twins” foi um nome tirado de uma música também dos escoceses Simple Minds do álbum “Life in A Day” de 79.
Assinaram pela editora 4AD, selo britânico, onde fazia parte a banda de Nick Cave, The Birthday Party e que foram os principais responsáveis para que os Cocteau twins o conseguissem.

O álbum de estreia “Garlands” de 1982, mostrou a excelente criatividade e a originalidade da banda, onde foram os principais criadores de um estilo de música chamado Dream Pop.
“Heads Over Heels” foi considerado talvez, o melhor álbum da carreira dos Cocteau Twins e onde a banda se prolificou muito bem na musica independente britânica da altura, juntamente com os Smiths e os New Order.
A banda estava amadurecer e mostraram bem com “Treasure” de 1984, que foi talvez o disco mais consistente que fizeram e davam passos altos na sua carreira.
“Victorialand” e “The Moon and the Melodies” foram os álbuns que se seguiram, ambos de 86 e que é marcado com a entrada de Harold Budd.
Em 1988 com “Blue Bell Knoll” entrando para a Capitol Records, os seus trabalhos são visivelmente reconhecidos internacionalmente.
“Heaven or Las Vegas” de 1990 mostra uma mudança significativa do som da banda e da voz de Fraser, que se vem a comprovar com “Four-Calendar Café” de 1993, explorando novas sonoridades.
“Milk and Kisses” de 1996, já há um esforço de a banda querer voltar à sonoridade inicial e que terminam em 1997.
Desde aí, Fraser tem colaborado em alguns álbuns de músicos como, Peter Gabriel, Yann Tiersen, Massive Attack, Craig Armstrong, Howard Shore na banda sonora do filme “Lord of the Rings”. Ainda se estriou com o seu primeiro álbum a solo “Underwater” em 2000 e participou no projecto “This Mortal Coil” em 1984.

Elizabeth Fraser foi sem dúvida uma marca fundamental na música Indie, influenciando músicos como a Björk, My Bloody Valentine, Cranes e etc.
Recordo do álbum “Garlands”, uma das minhas músicas favoritas dos Cocteau Twins com “Wax and Wane”.

2 comentários:

Unknown disse...

Obrigado pela visita ao meu estaminé... São só loucuras e parvoeiras...

Parabéns pelo teu... gostei muito, passarei por aqui muitas vezes.

kiss kiss

Nuno 'Azelpds' Almeida disse...

Uma das minhas bandas favoritas, para recordar sempre. :)