segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Tédio Boys “Nha Nha Nha”

Banda formada nos finais dos anos 80 na cidade de Coimbra, os Tédio Boys é um dos meus grupos portugueses favoritos, pela sua energia, irreverência e principalmente pela sonoridade (psychobilly).
Segundo o vocalista Toni Fortuna, o nome da banda nasceu devido ao enorme tédio que se vivia na cidade Coimbra. Para além de Toni (vocalista), a banda é composta por Paulo Furtado (guitarrista/compositor), André Ribeiro (baixo), Victor Torpedo (guitarrista), e Kaló (baterista), que só entrou em 91.
A banda começou por tocar nas ruas de Coimbra, mas a polícia acabou por proibir essas actuações. Mais tarde, a banda é convidada para actuar na Queima das Fitas, espectáculo frenético, que ficou marcado pelos músicos actuarem nus.
Não conseguindo grande mediatismo, em Portugal, os Tédios Boys partem rumo aos Estados Unidos, onde fizeram inúmeros concertos, chegando mesmo a tocar numa festa privada de Joey Ramone.
Sem uma discografia muito extensa, ainda chegaram a editar 4 excelentes discos, entre os quais, “Porkabilly Psychosis” (1994), “Bad Trip” (1998), “Outer Space Shit” (2000) e “Pussynest” (2008). Para além dos LP’s, ainda chegaram a editar 2 EP’s, “Fuck The Beatles Go Country” (1997) e “Jungle Rock” (1999).
A banda coloca um ponto final em 2000, gerando depois vários projectos de cada elemento: Toni (d3Ö), Paulo Futado (Legendary Tigerman, Wraygunn), Kaló (Bunnyranch), e Victor Torpedo (Parkinsons).
Há que também referir, que foi elaborado um filme documentário sobre os Tédio Boys de Rodrigo Fernandes e Rita Alcaire, que lhe deram o nome de “Filhos do Tédio”“Esta é a história de um dos produtos de exportação mais famosos da cidade de Coimbra – os Tédio Boys. Os primeiros do género com visibilidade e, mais do que qualquer outra etiqueta, uma determinada atitude. Mostraram haver uma forma de estar na vida que é partilhada por um grupo de indivíduos: a noite, os exageros, o divertimento, a criatividade e a música. A paisagem visual da cidade ficou alterada desde a sua aparição até hoje. Mais do que isso, os Tédio Boys foram os primeiros jovens a exigir o seu próprio lugar numa cidade ensimesmada e num mundo social dominado por estudantes universitários e por adultos. Por essas razões, foram sujeitos a certas reacções (positivas e negativas) que vale a pena analisar.
A hora de reflexão sobre o fenómeno mais curioso da década passada em Coimbra nunca poderá chegar a um juízo definitivo que saiba catalogar com precisão o trabalho e a influência da banda. Este documentário dá conta da realidade nesse período de transição focando-se nos seus momentos chave.”


Fica aqui o vídeo “Nha Nha Nha” do álbum “Bad Trip”.

Sem comentários: