sábado, 11 de outubro de 2008

19º Festival Internacional de BD da Amadora

A 19ª edição do Festival Internacional de BD da Amadora, irá decorrer entre os dias 24 de Outubro a 9 de Novembro.

Este o ano o tema central do festival será dedicado á tecnologia e ficção cientifica.

“A banda desenhada foi até há pouco tempo a única arte que permitia visualizar os universos da Ficção Cientifica e permitiu sempre abordá-la de forma mais evidente e fazê-la chegar ao público", justificou o director do FIBDA, Nelson Dona.

Nesta exposição estarão obras raras do Alex Raymond, criador de Flash Gordon e de Pierre Christian e Jean Claude Mézières, criadores da personagem Valérian.

Haverá muitos convidados tais como Yu Lu e Hong Lee, que vêm da China e que trabalham também na área da Ficção Cientifica.
Jean-Claude Denis, Maurício de Souza, Tara McPherson, Esteban Maroto, Mathieu Sapin e Benoit Mouchart, director do festival de BD de Angoulême, também faz parte da lista confirmada para o FIBDA.

Pat Mills também será um dos convidados, aqui com "Requiem: Hellfire Club"

Enquanto aos nomeados para os prémios nacionais de BD deste ano, são "Vencer os medos", de João Paulo Cotrim com vários artistas, "Rei", de Rui Zink e António Jorge Gonçalves, "Obrigada Patrão", de Rui Lacas, e "Evereste", de Ricardo Cabral.

Para a nomeação estrangeira são "A ordem das Pedras" (Mézières e Christin), "Armazém central" (Loisel e Tripp), "Blueberry - Apaches" (Giraud), "Muchacho tomo 2" (LePage) e "O santuário de Gondwana" (Sente e Juillard).

Ainda está previsto uma concentração de fãs da “Guerra das Estrelas”, provenientes não só de Portugal, mas também de Londres e de Barcelona.

Para mais informações sobre o festival cliquem aqui.

Sem comentários: