domingo, 22 de junho de 2008

Buster Keaton, O Mestre!

Porquê falar de Buster Keaton? Porque sim. Este Homem mereçe sempre ser recordado.

Buster Keaton é reconhecido hoje em dia não apenas como um actor cómico genial, mas também como um dos grandes realizadores da época áurea do cimema mudo. Tal como Charlie Chaplin, o contacto percoce com o meio do music-hall e a vivência de toda essa tradição, formaram e desenvolveram o seu talento de clown e de realizador.

Buster, nasce a 4 de Outubro de 1895 no Kansas. Joe e Myra eram os seus Pais e tambem sempre trabalharam no mundo do espectaculo.

"Não me lembro de o meu Pai me ter ensinado seja o que for", conta Keaton. " Eu apenas via o que ele fazia e depois fazia a mesma coisa. Podia fazer quedas espectaculares sem me magoar, simplesmente porque me tinha habituado desde pequeno a trabalhar nisto e o domínio do corpo tornara-se um instinto natural. Nunca parti nada em cena porque evitava sempre que a queda podesse atingir a parte de trás do crânio, a parte inferior das costas, os cotovelos ou os joelhos. É assim que se partem os ossos... Fui um miudo criado nos bastidores. Á medida que crescia ía tentando um pouco de tudo. Se numa semana houvesse um funâmbulo, assim que virassem as costas, eu ía tentar andar por cima do fio. Se houvesse um malabarista eu tentava fazer malabarismos. Também tentei ser acrobata, na realidade experimentei um pouco de tudo..."

Keaton aprendeu sobretudo a fazer rir as pessoas, e descobriu as astúcias das técnicas do gag e do ritmo. O music-hall era a melhor das escolas para um actor cómico que era o seu próprio autor, produtor, decorador, realizador e intéprete, e que ao mesmo tempo tinha que conseguir estar perante um público exigente, impaciente, atento e critico.

Os grandes Clássicos:

-The Saphead (1920) -Three Ages (1920)

-Our Hospitality (1923) -Sherlock jr. (1924)

-The Navigator (1924) -Seven Changes (1924)

-Go West (1925) -Batting Butler (1926)

-The General (1926) Filme Obrigatório -College (1927)

-Steamboat Bill Jr. (1927)

...e dezenas de grandes curtas metragens.

Fica aqui, mais detalhes da sua Filmografia:

http://www.imdb.com/name/nm0000036/

Eis um excerto de uma curta metragem "Neighbors" de Buster:

Sem comentários: