quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Blacksad (BD)

Blacksad faz parte da catrefada de livros de BD que tenho comprado ultimamente. E acreditem que é fabuloso. É sem duvida uma das melhores séries de BD que tenho lido ultimamente.

Criado pelos espanhóis Juan Díaz Canales (argumento) e Juanjo Guarnido (desenho), tiveram grandes elogios pelo Blacksad de grandes nomes como Stan Lee, Joe Kubert, Tim Sale e Jim Steranko.

A ilustração é feita em aguarela, onde dá uma grande expressividade aos animais. Historias policiais onde as personagens são apenas animais e onde agem como humanos.
Blacksad é um gato que tenta desvendar vários crimes de uma cidade repleta de violência e onde os formatos dos cenários estão muito bem retratados.
Para mim, talvez o desenho esteja superior ao argumento, mas não deixa de existir grande qualidade nesta série.

Sinopses:

1º Volume: Blacksad - Algures entre as Sombras

"Num mundo alternativo onde toda espécie de animais falam e agem como humanos, o investigador particular John Blacksad envolve-se numa investigação clandestina para descobrir o assassino de uma famosa actriz que no passado foi sua namorada. Por intermédio de um gorila ex-segurança da actriz, Blacksad chega a Leon, um de seus últimos amantes e principal suspeito, desaparecido misteriosamente. Após acordo ilícito com o delegado que lhe proibiu investigar o caso, Blacksad se infiltra na alta sociedade a fim deresolver o mistério e pagar as contas com o passado."

2º Volume: Blacksad – Artic-Nation

"A segunda aventura de Blacksad começa com a descoberta de um homem que é encontrado enforcado no centro da cidade, diante de uma multidão que está em estado de choque. Que motivo estaria por detrás desta morte? As suspeitas recaem rapidamente sobre uma organização extremista – Arctic Nation – constituída por fanáticos encabeçados por um urso branco de nome Karup."

3º Volume: Blacksad – Alma Vermelha

"Em Alma Vermelha, o gato detective está em Las Vegas a ganhar dinheiro fácil, trabalhando como guarda-costas de um jogador sortudo. Ao voltar para casa, encontra o seu mentor Otto Lieber, uma sumidade da energia nuclear, precisamente quando as tensões da Guerra Fria estavam no seu apogeu. Otto Lieber, trabalha para Gotfield um milionário que se rodeou das personalidades mais importantes da ciência e das artes (o poeta beatnik Ginsberg está entre eles). Blacksad é forçado a intervir quando um dos membros do grupo é assassinado…"

2 comentários:

Luis Baptista disse...

Pela amostra, os desenhos são fabulosos and I Love cats...

Spark disse...

:)

Luis experimenta, acho que irias gostar!!
A um preço acessível, encontras na loja do edifício do Jornal Publico, o livro com as duas primeiras séries. 6.90€, um preço super porreiro para a qualidade do livro.

Abraço