quarta-feira, 13 de maio de 2009

Biografia de Vasco Granja

Quando volto ao passado, existe uma marca muito significativa na minha vida que é impossível esquecer, Vasco Granja. Este fez sem dúvida parte da minha educação, da minha cultura, de momentos mágicos…
É impossível esquecer alguém que nos fez viver momentos de fantasia que nos eram transmitidos apenas no pequeno ecrã. Vasco Granja conseguia proporcionar momentos extraordinários.

Resolvi passar pela feira do livro em Lisboa, e além de comprar alguns livros de BD, encontrei a “Biografia de Vasco Granja” por uns míseros 3 €. Resolvi compra-lo de imediato, não só pelo preço cativante, mas também porque já o andava para fazer algum tempo.
É fascinante saber alguns pormenores de alguém que tanto admiramos.

Vasco Granja morreu a semana passada, no dia 4 de Maio. Tinha 83 anos.

Sinopse do livro "Biografia de "Vasco Granja" por João Paulo Paiva Boléo.

“Vasco Granja é um dos ícones da paisagem cultural portuguesa do último quartel do século XX. Especial e indissoluvelmente ligado à divulgação do cinema de animação na televisão, através de mais de mil programas que lhe granjearam uma enorme e merecida popularidade e simpatia, a sua actividade começou no entanto muito mais cedo e foi muito mais vasta e diversificada. Vasco Granja foi essencialmente, no mais nobre e generoso sentido do termo, um dinamizador cultural.
Contando com a colaboração de mais de uma dezena de personalidades ligadas à(s) Arte(s) das imagens de Portugal, este livro pretende ser uma reunião de agradecimentos pela marca positiva e estimulante que Vasco Granja deixou em áreas de algum modo afins mas tão diversificadas como o cinema, o desenho animado, a banda desenhada, a literatura (em especial a poesia), o teatro, o bailado, a musica…"


Deixo aqui uma das animações apresentadas pelo Vasco Granja. "Zaczarowany Ołówek" ou o "Lápis Mágico" do poláco Szalony Pociąg. Quem não se lembra?



Adeus Amigo Vasco!!!

2 comentários:

Jorge Costa disse...

para quem como nós "cresceu" com o vasco granja, e atrevo a dizer, que nos encinou a ver filmes de animação, ou como ele dizia, desenhos animados, é com muita pena que o vemos partir.

Spark disse...

:)

Sem duvida Jorge...

É uma herança que n se esqueçe.

Um grande abraço.