segunda-feira, 27 de julho de 2009

Corvus Corax “Congregatio”

A música medieval já me fascina há algum tempo.
É inexplicável o universo a que nos transporta. A sua sonoridade é intensa, multidimensional e talvez por isso mesmo mágica.

Os Corvus Corax são na minha perspectiva uma das bandas que reconstituiu este género musical de uma forma bem conseguida e inteligente.
A banda alemã estreou-se em feiras medievais durante os anos 80, tendo sido posteriormente catapultada para os grandes palcos.
Constroem os seus próprios instrumentos, fazem recolhas interessantes de cancioneiros (com principal destaque para a música medieval italiana) e ao vivo são fantásticos.
Considero que ultimamente têm vindo a perder um pouco dessa alma primordial, mas continuam a trabalhar regularmente, com um cariz fundamentalmente comercial.

O segundo álbum “Congregatio” foi o primeiro trabalho deles que conheci, destacando-se, na minha opinião como o melhor e o que mais se aproxima do misticismo da música da idade média. A atmosfera medieval e renascentista está efectivamente presente.
As experiências produzidas pela Gaita-de-foles, bombos, cornetas, alaúdes entre outros instrumentos, traduzem fidedignamente o espírito da época. Encontramos músicas com cantares gregorianos, sendo, contudo, um trabalho genericamente instrumental.
“Saltarello”, a música italiana do século XV (da qual os Dead Can Dance fizeram, igualmente, uma versão), é apresentada pelos Corvus Corax de uma forma brilhante.
A música tradicional da República da Macedónia “Skundrika”, é outro excelente exemplo de um conjunto de canções geniais que este álbum nos proporciona.
A viagem sacra continua com tantas outras boas músicas como “Bärentanz”, “Tourdion”, “Rondeau”, pelo que só temos de nos deixar embrenhar nesse espírito.

Um disco obrigatório para os verdadeiros entusiastas da música medieval.

“Congregatio” 1991 (Pica Records)

Deixo uma amostra dos Corvus Corax ao vivo com "Saltarello".


3 comentários:

. disse...

Sabe que eu nao conhecia..mas achei o video excelente..vou procurar me interar mais.
Boa semana
Abraço

Spark disse...

Olavo se apreciares este estilo de música, recomendo-te este álbum. Acho que vais gostar!

Uma boa semana para ti também.

Um abraço.

elsafer disse...

a musica celta transmite a vida de um Homem guerreiro , " bravio" ( pela sua proximidade á natureza) ... bom exemplar
;-)