quarta-feira, 29 de julho de 2009

O premiado “La Maison en Petits Cubes”

Foi um enorme lapso da minha parte, não ter referido esta curta-metragem de animação vencedora no International Animated Film Festival Annecy (um dos principais festivais de animação do mundo), premiada, igualmente, no último Anima Mundi e vencedora de um Óscar na melhor curta-metragem de animação 2009.

Apesar do título francês, esta brilhante animação de 2008 é do japonês Kunio Kato.
A curta foi desenhada à mão, animada em computador e reveste-se de cores soberbas. A banda sonora é também de enorme qualidade. Tudo muito bem conseguido.

A história relata a vida solitária de um homem que vai construindo a sua habitação em altura, devido ao aumento do nível do mar, que o impossibilitava de permanecer no mesmo patamar.
Certo dia deixa cair o seu cachimbo para os andares submersos e resolve adquirir um novo. Não ficando satisfeito com nenhum, decide mergulhar para recuperar o seu velho cachimbo favorito. Enquanto mergulha vai-se deparando com imagens de uma vida que foi ficando para trás.

Uma curta de 12 minutos que vos obrigo a ver.

6 comentários:

Gisele Freire disse...

Caramba Spark que maravilha, tão delicado,eu adorei é sensacional este curta.
Valeu !
bj
Gi :)
Vou tentar achar no youtube para postar brevemente lá no meu blog :)

elsafer disse...

construímos pacientemente a nossa vida , sentimos momento a momento ... apesar da invasão das marés , das pinceladas difíceis da vida, ganhamos competencias, renascendo em cada patamar ... com a família, com os amigos ... uns que vem , outros que vão ...
ficam na nossa história , por isso há ofertas que não se substituem pois são únicas

Spark disse...

Gi, n vais encontrar esta animação no YouTube. Mas podes postar este vídeo. Basta neste vídeo ires ao botão das setas e copiares o link. ;)

Bj

Spark disse...

Paleta de Sonhos, é a retrospectiva de uma vida. O cachimbo, um pretexto para encontrar essas recordações. Mto bom!

Ainda bem que gostaste. ;)

Bj

Gisele Freire disse...

Oi Spark!
Voltei aqui pra ver o filme de novo.
Encontrei no youtube, só que em dois capítulos, és um querido por me dar a dica do teu link rs, já fiquei feliz logo cedo :)
Bjs
Dia feliz aí pra ti
Gi :)

Spark disse...

Igualmente Gi. :)

Bjs