quarta-feira, 7 de outubro de 2009

20º Festival Internacional de BD da Amadora

Finalmente foi anunciado na quarta-feira passada, a data e apresentação do 20º Amadora BD. Ao que parece, a organização do festival resolveu mudar a designação FIBDA, para 20º Amadora BD. A razão é de mostrar uma nova imagem de comunicação ao público. É visível o novo logo do festival no cartaz elaborado por Rui Lacas, que também está a trabalhar numa nova pagina da internet.

O festival irá então realizar-se entre os dias 23 de Outubro a 8 de Novembro e o tema central deste ano é “O Grande Vigésimo”, ao que tudo indica é uma adaptação de um lema adoptado há anos pelo festival Angoulême (França), apostando num trocadilho com o jornal belga Le Petit Vigtiène.

A exposição estará dividida em 4 grupos, “Almanaque”, “Contemporaneidade Portuguesa”, “Colecção CNBDI” e “20 anos de Concursos”.
Comemora-se também os 50 anos de Asterix e dos 50 anos de carreira de Maurício de Sousa (autor da Turma de Mônica). Haverá também uma homenagem a esse grande Sr. Vasco Granja, falecido este ano.

Está confirmado também para este ano uma longa lista de convidados estrangeiros tais como Cameron Stewart (Canadá), Karl Kerschl (Canadá), Ramón Pérez (Canadá), Giorgio Fratini (Itália), C.B. Cebulski (EUA), Mauricio de Sousa (Brasil), Javier Isusi (Espanha), Yosh (Suécia), Natália Batista (Suécia), Johan de Moor (Bélgica), Emmanuel Lepage (França), Carlos Sampayo (Argentina), Oscar Zarate (Argentina), Agim Sulaj – cartoon (Albânia).

Há ainda que referir, à exposição dedicada aos vencedores dos prémios nacionais de BD de 2008 e pela primeira vez uma exposição de Manga e Anime.

Mas vejam aqui o programa e os preços do 20º Amadora BD com mais detalhe.

4 comentários:

elsafer disse...

interessante ... Vasco Granja , boas recordações ...
vais-te sentir em casa :)

Spark disse...

Costumo ir lá quase todos os anos. É como fosse quase um ritual. :)

E bem que podias vir tb fazer uma visitinha!

BJ

joaninha versus escaravelho disse...

Ainda num fim de semana destes fui ao de Viseu.
Falou-se muito sobre a pouca participação e o pouco interesse dos jovens na BD.
Este festival tendo a dimensão e a importância que tem não deveria praticar preços de entrada. São irrisórios mas mesmo assim ao existirem leva sempre pessoas a não ir. Não ajuda à divulgação...
Mas pelo cartaz parece-me mais um excelente festival.
Enjoy!

liliana_lourenço disse...

Vou tentar lá ir este ano.

Só lá fui uma vez quando ainda estava a estudar e gostei imenso. Voltei cheia de pequenas lembranças. :)

**