quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

“O Gato do Simon” em Livro

É usual que as tiras cómicas de “Garfield”, “Peanuts” ou “Dilbert”, serem transpostas para animação devido ao sucesso nos jornais ou livros. O mais interessante, é a série de animação “O Gato do Simon” originada na internet, ser agora apresentada em livro. O extraordinário sucesso que a animação teve no YouTube (com aproximadamente 45 milhões de visitantes), levou ao seu criador - Simon Tofield - passar agora para livro as aventuras e desventuras do seu gato imaginário.
O inglês Simon Tofield baseou-se nesta animação, quando dormia na sua cama e o seu gato “Hug”, saltava e miava a tentar chamar a sua atenção para lhe dar comida. Coma ajuda do programa Adobe Flash, produziu a primeira animação intitulada “Cat Man Do”. Quando a curta-metragem foi posta no YouTube, a animação teve 3 milhões de visitantes num espaço curto de tempo, recebendo vários prémios, incluindo o de “Melhor Comédia” pela British Animation Awards em 2008 e o prémio YouTube’s Blockbusters. Neste momento a série conta com 7 curtas-metragens e que aqui podem ver no site oficial.


O resultado do livro é brilhante, principalmente pelos traços simples e o humor que cativa facilmente qualquer pessoa, sobretudo para quem gosta de gatos. Para quem não aprecia este animal, ao descobrirem este livro, a opinião não irá de eventualmente mudar, mas isso não implica que não passem uns bons momentos.

“O Gato do Simon”, de Simon Tofield, da editora Objectiva, 238 pags, 14 €.

Deixo a primeira curta desta excelente série - “Cat Man Do”.

9 comentários:

Ana Paula Sena disse...

Tão giro :)

Já vi que vou aprender muito por aqui... E depois, adoro BD e animação, ainda que não seja entendida nessas áreas.

Cat Man Do. Terá alguma relação com a mítica Katmandu?

Obrigada, Spark.

Spark disse...

Ana, acho que é um trocadilho a esse nome, mas não tenho bem a certeza. E obrigado pela visita! ;)

Bj

Sílvia Barros disse...

Esse gato não me é completamente estranho. Não haverá a possibilidade de ter passado alguma coisa sobre ele nalgum canal tipo SIC Radical ou afins?
O livro deve ser super interessante.

Spark disse...

É bem capaz disso. Esta animação ficou conhecida pelo YouTube, não tenho a certeza se fizeram referência em mais algum sítio.
O livro é porreiro, podes vasculhar na Fnac.

Beijinho

adriana cláudia disse...

Spark, sou fã desse gato!! eu e os meus filhos rebolamos a rir sempre que o vemos, e eles querem ver de novo e de novo...é que ele é tal e qual o meu Óscar, o autor apanhou muito bem todos os 'tiques' do bicho, um achado, uma delícia !!

no novo ano dei com uma nova do autor sobre a neve, que pús no g. a g. e prometia continuação.
e também já este ano vi num escaparate de livros o que falas aqui, um mimo :)

beijinhos
adriana

liliana_lourenço disse...

Já conhecia estas animações.
Gosto imenso!!
Esta cena na cama, o meu Charly é tal e qual!!! :)

Há uma outra (também no youtube), na sala, com o Simon a tentar ver Tv.. O meu gato é igualzinho quando quer à força atenção! :p

O livro deve ser um espectáculo! :)

**

joaninha versus escaravelho disse...

:)
Gostei!!!

Benjamina disse...

Esse gato é a "cara chapada" do gato do meu irmão, por isso, quando vi a primeira vez no youtube enviei logo ao mano caçula... é que o gato chateia-o mesmo assim (ou quase) e ele atura :)
Já vi na livraria que frequento que o livro estava à venda, mas estava com pressa e nem folheei, mas é uma boa ideia para lhe dar de prenda de anos, já que faltam poucos dias..

elsafer disse...

não conhecia esta beleza.
mais uma carinhosa partilha

bj