segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Pailhead “Trait”

Na fase em que ouvia imenso Ministry, outros projectos paralelos do lendário Alan Jourgensen chamavam-me também a atenção. Os grandiosos Lard - que contavam com a participação especial do vocalista Jello Biafra (ex-Dead Kennedy’s); os Revolting Cocks ou os Lead Into Gold. Porém outro projecto surgiria como um dos meus favoritos. Além de Paul Barker (Ministry), Alan Jourgensen convida o vocalista Ian MacKaye (ex-The Teen Idles, Minor Threat, Skewbald / Grand Union, Embrace e Fugazi), e forma os Pailhead em 1987. A banda combina o punk com batidas industriais, algo que Jourgensen viria a fazer mais tarde com os Lard.
Em 87 lançaram o single "No Bunny / I Will Refuse" e no ano seguinte o EP “Trait”, que continha apenas 4 músicas (Don't Stand in Line, Ballad, Man Should Surrender e Anthem). Só posteriormente nos anos 90 é que foi lançado um CD com as restantes músicas do primeiro single, como faixas bónus.

Este projecto ficou, infelizmente, apenas por este EP - que considero obra magnífica de Jourgensen. Seis grandes temas integram este trabalho, destacando-se principalmente “Man Should Surrender”, “Don't Stand in Line” e “I Will Refuse".

Pailhead “Trail” (Wax Trax_1988)

Disponibilizo apenas para audição, a faixa “Don't Stand in Line”, uma das minhas favoritas.

video