segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

The Clash “London Calling”

É sem dúvida um dos melhores álbuns do movimento punk e um dos mais bem sucedidos de todos os tempos. Uma autêntica obra-prima!
Fez no dia 14 de Dezembro do ano passado, 30 anos que “London Calling” dos The Clash foi editado. Aproveitando as comemorações, foi lançado um duplo álbum que além dos 19 clássicos, inclui um DVD com os vídeos – "London Calling", "Train In Vain" e "Clampdown" – e documentários, entre eles o produzido por Don Letts – “The Last Testament: The Making of London Calling”.Um álbum bastante arrojado, que além da agressividade das palavras ao sistema político, mostra uma sonoridade muito variada, caracterizada pela atitude punk no single “London Calling” e pela energia roqueira de “Spanish Bombs” (letra inspirada na Guerra Civil Espanhola da década de 30), passando também pelo ska em “Wrong ‘em Boyo”. Posteriormente, o swing com “Jimmy Jazz”, o rockabilly em “Brand New Cadillac” e o momento mais new wave de “Lost In Supermarket”. Saindo um pouco do conceito punk dos seus dois primeiros álbuns, provam que esta diversidade não lhe retira qualquer qualidade, muito pelo contrário.
A capa foi inspirada e homenageada no primeiro álbum do Elvis Presley. Na capa de “London Calling” está a foto de Paul Simonon destruindo seu baixo durante um concerto em New York Palladium em 1979. A foto foi tirada por Pennie Smith e foi nomeada pela revista Q, como a melhor fotografia de rock n’ roll de todos os tempos. Tornou-se numa das imagens mais conhecidas do rock de sempre.
Há discos que não se esquecem!

The Clash “London Calling” (CBS, Epic, Legacy_1979)

Recordo um dos meus temas favoritos deste excelente álbum – “Guns of Brixton” – pela voz do baixista Paul Simonon.

4 comentários:

joaninha versus escaravelho disse...

Tenho este Lp. Provavelmente há 30 anos... :)

Gisele Freire disse...

hehehe, eu tenho esse albúm, é muito bom :)
bj my friend

Rui Caldeira disse...

Se a memória não me atraiçoa, era uma das tuas bandas preferidas, correcto ?!?

Spark disse...

Sem dúvida! Bons tempos. ;)