segunda-feira, 29 de março de 2010

Melvins “Houdini”

Considerado o álbum mais acessível dos Melvins, foi com “Houdini” que iniciei a minha viagem discográfica da banda norte-americana. Na altura em que escutava atentamente o disco “Liar” dos The Jesus Lizard, deram-me a ouvir numa K7 – “Houdini” – que foi durante uma fase, algo indispensável nas minhas secções musicais. O primeiro álbum editado pela Atlantic Records, é um registo que foge um pouco do experimentalismo que a banda tinha feito praticamente nos discos anteriores. O som cavernoso e agressivo, é o principal ingrediente no som dos Melvins, mas “Houdini” viria a mostrar algo mais melodioso e que Buzz Osborne (guitarrista e cantor), Dale Crover (baterista) e Lorax (baixista), produziam momentos genuinamente interessantes e bem arrojados. É importante mencionar que Kurt Cobain teve uma grande influência neste disco, ao produzir 6 dos temas e ainda ter tocado guitarra na música “Sky Pup”. Cobain que sempre foi um grande admirador dos Melvins, mesmo nunca ter havido semelhanças de sonoridade com os Nirvana.
Há também que acrescentar que a ilustração da capa de “Houdini” foi da responsabilidade de Frank Kozik, que já produziu inúmeras capas e posters para outras bandas como os Nine Inch Nails, Soundgarden, Sonic Youth, Neil Young, Jane's Addiction, Nirvana…
Em 2005, tocaram ao vivo na íntegra o álbum “Houdini”, devido às comemorações dos 25 anos da banda.

A destacar as músicas “Hooch”, “Night Goat”, “Lizzy”, “Going Blind”, “Honey Bucket”, “Set Me Straight”, "Joan of Arc", “Copache”, "Pearl Bomb", ou seja, práticamente todas.

Vale também a pena referir que banda irá lançar em Junho o novo álbum intitulado “The Bride Screamed Murder”.

Melvins “Houdini” (Atlantic Records_1993)

Para ver e ouvir “Hooch”.