Não é por acaso que “Transformer” foi considerado um dos 100 melhores álbuns de todos os tempos. Basta verificar o alinhamento e deparamos que contém os maiores clássicos da carreira de Reed (pós-Velvet Underground) – “Vicious”, “Satellite of Love”, “Perfect Day” e “Walk on the Wild Side”, são alguns desses temas. Não é só a poesia de Lou Reed que se destaca neste brilhante disco, tudo o que se ouve é lindíssimo, perfeito. A ajuda de David Bowie e de Mick Ronson (ambos fortemente influenciados pelos Velvet Undeground), na produção, teve sem dúvida uma grande influência em todo o trabalho e que lhe deram uma certa luminosidade e a alma do glam rock. A desilusão que tinha sido com o seu primeiro álbum a solo de 1971 - Reed - com "Transformer", recuperava e afirmava-se definitivamente numa estrela planetária do rock ‘n’ roll.Há que mencionar que a fotografia da capa do álbum foi da responsabilidade de Mick Rock.
Além dos míticos temas que já aqui referi, há também que destacar os restantes - “New Your Telephone Conversation”, “Andy’s Chest”, “Make Up”, “Hangin’ Round”, “I´m So Free”, “Wagon Wheel” e por fim, a terminar brilhantemente com “Goodnight Ladies”.
É para mim um disco para ouvir muitas e muitas vezes.
Lou Reed “Transformer” (RCA Records_1972)
Recordo o single “Walk on the Wild Side”.
Lou Reed “Transformer” (RCA Records_1972)
Recordo o single “Walk on the Wild Side”.
12 comentários:
Um clássico.
Lou Reed é sempre uma boa recomendação. Thanks !
Álbum imprescindível.
Beijinho
Muito bom! kiss
Do que te foste lembrar!...
:)))
Sou maluco por este disco :)
Uma obra fundamental em qualquer discografia.
grande :)
Adoro este disco! Não há nada mais bonito do que o Perfect Day!
Gosto imenso deste álbum e já não o ouço há muito tempo. Obrigada por me voltares a lembrar dele, hoje estará em "repeat" por estas bandas :)
;)
Esta vou adorar sempre. :) **
Enviar um comentário