sexta-feira, 2 de julho de 2010

80 anos sem Mabel Normand

Fez no dia 23 de Fevereiro deste ano, 80 anos da morte da actriz norte-americana do cinema mudo – Mabel Normand.
Nascida no dia 9 de Setembro de 1892, em Staten Island, Nova Iorque, foi uma actriz muito popular do cinema cómico mudo. Foi graças ao célebre director Mack Sennett, que entrou para o cinema com apenas 16 anos. A sua facilidade de interpretar filmes cómicos, transformou-a numa das maiores estrelas de Sennett (Keystone Studios).
Actuou ao lado de Chaplin e Arbuckle, chegando a escrever, dirigir e protagonizar os primeiros filmes de Chaplin. Depois de finalizar o contracto com Sennett, criou o seu próprio estúdio em Culver City, Califórnia.
Alguns problemas começaram a surgir, quando começava a fazer uso de drogas e da bebida, devido à decepção da traição de Mack Sennett na véspera do seu casamento. Ainda houve indícios de grandes boatos pela morte do director William Desmond Taylor, com quem teve minutos antes de morrer, e ainda da morte do negociante de petróleo, Courtland Dines.
Em 1926 casou-se com o actor Lew Cody, mas pouco tempo depois, por motivos de saúde, foi internada no hospital na Califórnia, onde morreu de tuberculose no dia 23 de Fevereiro de 1930. Tinha apenas 37 anos.

Fica aqui a minha homenagem a esta excelente actriz.

2 comentários:

Rui Caldeira disse...

Só me lembro do Charlie Chaplin no cinema mudo, o gajo que comia botas como se fossem gambas !!

1 abraço

Spark disse...

Olha, bem bom!