segunda-feira, 1 de novembro de 2010

The Birthday Party “Mr. Clarinet”

A banda inicialmente chamada por Boys Next Door no ano de 1976, lançam o primeiro álbum – “Door Door” – em 1978. Só depois de rumarem a Londres, é que alteram o nome para The Birthday Party. O grupo era constituído por Nick Cave, Rowland S. Howard, Mick Harvey, Tracy Pew e Phill Calvert, em Melbourne, Austrália, apresentando influências entre o punk, o rockabilly e som mais cru do blues. Cave referia ter influências de Iggy Pop e de Alan Vega dos Suicide.
Residentes em Inglaterra, os The Birthday Party dão inúmeros concertos pela Europa e os Estados Unidos, rumando novamente a Melbourne para gravar “Prayers on Fire” no ano de 1981 pela 4AD. Em 82 gravam “Junkyard” e viajam até Alemanha, onde conhecem Lydia Lunch e os Einstürzende Neubauten. Harvey decide depois abandonar a banda, seguindo Rowland S. Howard após algumas divergências com Cave, que colocou um ponto final no grupo em 83.
Das cinzas dos The Birthday Party, Nick Cave forma os The Bad Seeds, que incluia Mick Harvey, Barry Adamson e Blixa Bargeld (Einstürzende Neubauten), editando “From Her to Eternity” em 84. Enquanto a Howard forma os Crime & the City Solution, falecendo em Dezembro de 1979.
Mesmo os The Birthday Party nunca terem conseguido o sucesso comercial merecido, foram uma influência importante para bandas como os The Jesus and Mary Chain, The Jesus Lizard, Coil, Cocteau Twins, 16 Horsepower e até mesmo os Tindersticks.

Recordo um dos meus temas favoritos da banda – “Mr. Clarinet” – editado em “Door, Door” dos Boys Next Door e depois mudando o nome para “The Birthday Party” em 1980.

2 comentários:

Manuela disse...

Obrigada pelo post, aprendi umas coisas ;)

Luis Baptista disse...

Sem duvida um projecto bem louco, o trampolim para a grande carreira Nick Cave.