segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Stephen Kent “Family Tree”

Numa fase em que andava a explorar uma sonoridade dentro do world music/etnica, passou pelas minhas mãos - “Family Tree” – do australiano Stephen Kent. O músico é um dos pioneiros inovadores da utilização do Didjeridu, na música contemporânea, tendo colaborado com inúmeros músicos de renome mundial, incluindo Airto Moreira (Brasil), Zakir Hussain (Índia), Habib Koite (Mali), Omar Sosa (Cuba), Leonard Eto (Japão), Choi Jong Sil (Coreia), Steve Roach (EUA), e entre outros.
Family Tree” é basicamente uma colectânea de comemoração dos quinze anos de carreirade Kent. O duplo álbum contem no 1º CD, faixas dos seus trabalhos a solo e do grupo – Trance Mission – que é um dos fundadores. O conteúdo do 2º CD, são três novos temas que o músico refere ser o ambiente adequado para uma massagem à mente.
Energizer” e “Yekke”, inicia a viagem pela cultura aborígene num cenário mais tribal, enquanto “Head Light” dos Trance Mission, entra numa atmosfera mais calma, contendo variados instrumentos. Segue-se “Jungnawangra”, um excelente solo de Didjeridu e “Hole in the Road” que conta com a participação da cantora Eda Maxym. “Red Rock” é outro magnífico tema, incluído no projecto Beasts of Paradise, pela maravilhosa voz de Barbara Imhoff e que faz lembrar a sonoridade dos Dead Can Dance.
Family Tree” demorou apenas dois dias a produzir e aproveitou depois o título do disco para dar nome a sua própria editora.
É um registo que faz bem ouvir, sem qualquer dúvida!

Stephen Kent “Family Tree” (City of Tribes_1997)

Para ouvir “Yekke”.

Sem comentários: