segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Zola Jesus “Stridulum II”

Não consigo resistir em falar novamente em Zola Jesus. Acho que é bem merecido depois de editar inúmeras pérolas durante estes dois últimos anos. É fascinante, todo o ambiente sonoro que consegue proporcionar, talvez pela sua tenra idade (21 anos), tenha a facilidade e a sensibilidade de construir algo de tremenda qualidade, graças também à sua criatividade e à sua voz poderosíssima. Basta verificar “Stridulum II” e entender porquê todo o meu fascínio por Zola Jesus.
Com “Stridulum II”, Danilova – aka Zola Jesus - faz uma viagem mais activa pelo synthpop ou dark wave synth, remetendo a uns Cocteau Twins ou aos Cold Cave. "Eu amo a percussão, de uma maneira bem primária. Não acho que os beats devam ser complicados, a não ser que eles saem pesados e excessivamente ritmados. Eu gosto de grandes batidas, hipnóticas e destrutivas, que acredito que estão lá nas minhas canções" (Zola à revista The Quietus).
Um dos singles mais notáveis – “Night” – uma autêntica obra-prima, num cenário assombroso e arrepiante de tirar o fôlego, enquanto “Trust Me” e “Lightsick”, invoca a um ambiente amargurado e negro de uma beleza única. “Sea Talk” e “I Can’t Stand”, são outras duas peças fundamentais numa paleta de excelentes canções.
“Stridulum II” é assim um álbum de memórias que Zola Jesus não podia deixar enterradas.

Tracklist:

1. Night
2. Trust Me
3. I Can’t Stand
4. Run Me Out
5. Stridulum
6. Manifest Destiny
7. Tower
8. Sea Talk
9. Lightsick

Zola Jesus “Stridulum II” (Souterrain Transmissions) – 8/10

Vale imensa pena ver e ouvir “Night”.

4 comentários:

Nuno 'Azelpds' Almeida disse...

Só tenho pena que uma das músicas que mais gosto dela, a 'Poor Animal' não esteja no álbum. :)

Spark disse...

Pois, bem que podia fazer parte. Tb acho o tema bastante interessante! :)

Abraço

pedro polonio disse...

vais vê-la ao super cock em stock?

Spark disse...

Pedro, bem que gostava, mas acho o bilhete mto caro. Para já, faço contas de ir a Lower Dens à GZB, e o preço do bilhete é mto mais convidativo. :)