segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Wire “Red Barked Tree”

Início o ano com – “Red Barked Tree” – o 12º registo de originais de uma das bandas mais inspiradoras e inovadoras do movimento punk. “Pink Flag” (1977), “Chairs Missing” (1978) e “154” (1979), são os 3 álbuns notáveis e históricos dos Wire, que ajudaram a impulsionar o punk e deram à banda renome. Desde aí foram sempre tentando inovar a sua sonoridade, algumas vezes nem sempre positiva.
Após o álbum – “Object 47” – de 2008, que na minha opinião foi um registo bastante agradável, “Red Barked Tree” ingressa num confuso ambiente de influências, que além das raízes punk da banda, tem momentos pop, o dubstep, o psicadélico e até o rap. Na minha opinião, parece-me um grande esforço da banda a arriscar agradar e surpreender variadas gerações.
Red Barked Tree” inicia com a menos cativante “Please Take”, seguindo por caminhos mais pop. Mas com “Now Was” já começa-mos a sentir, finalmente, a atitude dos Wire, enquanto “Adapt” e “Red Barked Trees” faz suar a uns Beatles na fase mais psicadélica da banda de Liverpool. A música mais sombria do disco – “Down To This” – e “Two Minutes” com uma letra pirosa, fazendo-me lembrar alguns momentos dos britânicos The Streets. Por fim, segue-se “Moreover”, “A Flat Tent” e “Smash”, que desboca pela atmosfera mais punk.
Uma banda que continua com excesso de confiança e a sua capacidade surpreender permanece inalterada.

Tracklist:

01. Please Take
02. Now Was
03. Adapt
04. Two Minutes
05. Clay
06. Bad Worn Thing
07. Moreover
08. A Flat Tent
09. Smash
10. Down To This
11. Red Barked Trees

Wire “Red Barked Tree” (Pink Flag Records) – 7/10

Para ouvir “Two Minutes”, o 1º single de apresentação de “Red Barked Tree”.

1 comentário:

Luis Baptista disse...

Estou curioso e quero ouvir e porque não passam cá na digressão mundial que estão a fazer!!!!!!!!!!