segunda-feira, 25 de abril de 2011

Captain Beefheart & His Magic Band “Trout Mask Replica”

Após a morte do vanguardista e dos músicos mais influentes da era do rock – Don Van Vliet – resolvi aqui recordar um dos seus discos mais respeitados. Este é daqueles álbuns, ou que se venera, ou que se detesta. Na verdade, admito que não é um registo nada fácil de digerir e que foi preciso ouvir imensas vezes para chegar a uma conclusão que é um registo genial. Chamam-lhe um disco anárquico, mas na verdade, foi gravado com a máxima disciplina.
Captain Beefheart & His Magic Band era influenciado pelo blues e pelo rhythm & blues, inserindo depois neste disco o experimentalismo e o free-jazz. “Trout Mask Replica” é uma travessia de delírios e surrealismo (“The Dust Blows Forward 'N the Dust Blows Back”, “Dachau Blues”, “Ella Guru”, “Sweet Sweet Bulbs”, “My Human Gets Me Blues”, “Dali's Car”, “Sugar 'N Spikes”, “Wild Life”, “Hobo Chang Ba” e “Steal Softly Thru Snow”), são alguns exemplos.
Produzido por Frank Zappa, foi uma das causas que fez que Matt Groening (criador dos Simpsons e grande fã de Zappa), comprasse o disco. Nas primeiras audições achou o álbum horrível, inteiramente confuso e caótico, mas após mais algumas audições, chegou à conclusão que era o melhor disco jamais produzido e ainda hoje tem essa opinião.
É o espírito, a arte e a magia, onde não existem limites para desafiar o rock.

Captain Beefheart & His Magic Band “Trout Mask Replica” (Straight/Reprise Records_1969)


Para ver e ouvir “She's Too Much for My Mirror” e “Human Gets Me Blues”, neste vídeo ao vivo.

Sem comentários: