segunda-feira, 9 de maio de 2011

PJ Harvey “Let England Shake”

Let England Shake” é mais um disco em que PJ Harvey decide reinventar-se. Não tem sido fácil classificar a sua sonoridade, basta verificar a sua trajectória e chegamos à conclusão que sempre procurou explorar novos caminhos sonoros, experimentando variados instrumentos e formulando novas e emocionantes histórias. Neste disco, Harvey aborda o seu país de nascimento, numa época decadente, reflectindo sobretudo a guerra e o nacionalismo: "O álbum lida com temas mais universais, como o conflito, guerra, perda, lealdade, amizade e amor. Mas com um olhar muito mais externo, do que centrado no mundo interior de alguém. (...) Há uma grande diversidade de narrativas no disco. Recorri à primeira e terceira pessoa - adoptando diferentes vidas e personagens", uma entrevista ao semanário inglês New Musical Express (NME).
Gravado na igreja em Dorset, Inglaterra, Harvey conta com os seus fiéis colaboradores (John Parish, Mick Harvey e Flood), na produção. Para além do piano e a guitarra, Polly Jean experimenta a auto-harpa e introduz ainda o saxofone e o trombone.
Temas de amor (e ódio), como se pode escutar em “England”, a belíssima e triste “On Battleship Hill”, onde John Parish participa como dueto. O hino de batalha com “The Glorious Land”, um single perfeito para se tornar um clássico como “The Words That Maketh Murder” e a melodia terrivelmente perfeita de “Hanging in the Wire”. São algumas das músicas que fazem deste disco, histórico.

Tracklist:

01 Let England Shake
02 The Last Living Rose
03 The Glorious Land
04 The Words That Maketh Murder
05 All and Everyone
06 On Battleship Hill
07 England
08 In the Dark Places
09 Bitter Branches
10 Hanging in the Wire
11 Written on the Forehead
12 The Colour of the Earth

PJ Harvey “Let England Shake” (Island) – 9/10

“Hanging in the Wire” é um tema magnífico e aqui fica o vídeo.



E ainda "On Battleship Hill". Lindíssima.

2 comentários:

Anónimo disse...

Então e os 56 anos do Cocas!?!?... ai ai :D
Abraço
J.

Spark disse...

:) Estava desgraçado se tivesse que me lembrar do aniversário de todos os Marretas... mas obrigado pela informação. É bom saber que existe alguém mais atento que eu. ;)

Abraço