quarta-feira, 13 de julho de 2011

“Contos dos Subúrbios”, de Shaun Tan

A editora Contraponto lançou no dia 8 de Abril, o livro “Contos dos Subúrbios”, que é uma compilação de 15 pequenas histórias do autor australiano Shaun Tan. Esta obra chegou a arrecadar vários prémios, incluindo o prémio de melhor livro no Festival de Angoulême, em França. Shaun Tan ganhou também o Óscar deste ano, para a melhor curta-metragem de animação com The Lost Thing, que aqui podem ver.
Histórias marcantes e envolventes, numa ilustração magnífica e virtuosa, faz-nos entrar num mundo imaginário e estranho de Shaun Tan. “Contos dos Subúrbios” contem também todos ao requisitos para ser um livro perfeito, por isso merece sem qualquer dúvida, receber toda a nossa atenção.
Nos seus livros, um dos desafios do autor é chamar atenção para a nossa falta de atenção: “reaprendam a olhar, reparem como há tanta coisa espantosa no mundo que nos passa completamente desapercebida”, “Para mim, o ideal é ter a capacidade de olhar para as coisas como uma criança, mas com a sabedoria de um adulto. Conseguir atingir isso é chegar a um estado perfeito de iluminação.”, afirmou Tan.

“Contos dos Subúrbios” é uma antologia de quinze pequenas histórias ilustradas. Cada história, retrata uma situação estranha ou evento que ocorre em num universo familiar e suburbano, como a visita de uma estudante de intercâmbio, uma criatura do mar no jardim da casa de alguém, um quarto descoberto na casa da família, uma máquina sinistra instalada num parque, um búfalo sábio que vive numa casa desocupada. O verdadeiro tema de cada história é como as pessoas normais reagem a estes incidentes, e como o seu significado é descoberto, ignorado ou simplesmente mal-entendido.

“Contos dos Subúrbios” (Tales From Outer Suburbia), de Shaun Tan
Editora: Contraponto
Nº de Páginas: 89
Preço. 15.21€
10/10

2 comentários:

analima disse...

Ainda não comecei a ler... :(

Spark disse...

Ainda não o li todo, mas já deu para comprovar que é mto bom. Acho que vais gostar :)

BJ