segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Grauzone “Die Sunrise Tapes”

Foi nos finais do ano passado que foi lançado “Grauzone 1980-1982”, que é basicamente todos os singles remasterizados da pequena trajectória discográfica dos Grauzone.
Banda suíça formada em 1980, produziu apenas 4 singles, um registo e dez concertos, terminando depois em 1982. Mesmo suíços, a banda foi considerada pioneira da musica new wave alemã, estando relacionada com (Neue Deutsche Welle_NDW), graças ao tema “Eisbär” (Ice Bear), estando entre os 12 primeiros lugares nas tabelas alemãs e austríacas. Mesmo assim, os Grauzone não cativaram a muitos dos críticos, sendo esta uma das razões pela separação da banda. Hoje em dia, o vocalista e guitarrista Stephan Eicher, seguiu por uma carreira a solo, e Marco Repetto é hoje DJ em alguns bares nocturnos.
É assim um disco de melodias simples e contagiantes, que passou despercebido, mas que é um disco genial. Além de “Eisbaer” outros temas também predominam, tais como “Film 2”, “Hinter Den Bergen”, a esplêndida "Wutendes Glas”, “Kalte Kriecht”, a apaixonante “Der Weg Zu Zweit”, “Moskau” e entre outras.
O álbum original com nome homónimo foi editado em 1981, sendo depois reeditado e apelidado de “Die Sunrise Tapes” em 1998, que contem mais 6 singles, 4 deles lançados previamente.
Recomendo!

Grauzone “Die Sunrise Tapes” (Off Course Music/Play It Again Sam._1982/1998)

Para ver e ouvir “Eisbaer”, um dos temas mais populares da banda, e qual os franceses Nouvelle Vague fizeram uma nova versão, que a podem encontrar no 2º registo - Bande à Part.

Sem comentários: