segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Horselaughter “I Was a Ghost, Then”

O novo projecto pessoal de Filipe Ferreira (Oddawn), caminha por um ambiente amargurado, abordando delicadas histórias e onde a música é a principal formula para tamanha mestria.
As influências não andam muito longe de Nick Drake, Red House Painters, Tindersticks ou de Tom Waits, mas é especialmente a banda norte-americana Sparklehorse que podemos encontrar mais semelhanças. A começar pelo titulo “Horselaughter”, retirado da música “Spirit Ditch” do álbum de estreia “Vivadixiesubmarinetransmissionplot” de 1995, transformando-se numa homenagem ao fundador Mark Linkous (Sparklehorse), que se suicidou em Março do ano passado.
I Was a Ghost, Then” começou a ser gravado em 2008 em Paredes da Beira, no Alto Douro, terra dos seus avós, local onde conseguiu ter o ambiente perfeito para produzir as suas canções, liderada pela sua guitarra clássica, envolvendo depois o violoncelo e o piano. Filipe Ferreira contou ainda com a ajuda de Inês Lamares (ex-Borland), Paulo Miranda (Amp Studio) e Miguel Gomes (aka-Complicado).
14 músicas simples e consistentes, que faz deste disco, muito agradável.

“Nascido talvez em 1942 por entre caminhos rurais e velhas quintas perdidas no interior do país, Horselaughter é um projecto de contornos pouco nítidos e formação variável em torno de uma procura quase obsessiva por formas de beleza inconsequentes.
As canções surgem em sessões tardias marcadas pelo signo do isolamento numa casa antiga, habitada por fantasmas e perdida numa aldeia remota, quando o Outono se insinua para lá das grandes janelas de vidro irregular e um manto espesso de silêncio cobre a esparsa paisagem (…)”
(nota de imprensa)

Tracklist:

01 – Horse Tears
02 – Scratch
03 – Wooden Heart
04 – Bates Ranch
05 – Ballad of Silver & Rubt Part I
06 – Radio Trails
07 – A Night Out
08 – Ghost Dog
09 – Underground
10 – Raspberries and Tweed
11 – Widows by the Window
12 – Ballad of Silver & Rubt Part II
13 – Twilight
14 – Gin Soaked Lullaby

Horselaughter “I Was a Ghost, Then” (Edição Autor) – 7,5/10

Para ouvir "A Night Out".

a night out de horselaughter

Sem comentários: