quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O Fado Ilustrado, de Jorge Miguel

O argumentista, pintor e desenhador Jorge Miguel, lançou o álbum – O Fado Ilustrado – após a sua estreia com o livro "Camões, De Vós nem conhecido nem sonhado?”. Como pano de fundo a queda do regime monárquico e indo ao encontro da tela “Fado” de José Malhoa, cruzando Eça de Queirós, Ramalho Ortigão, José Malhoa, Joshua Benoliel, e o Rei D. Carlos, com os membros da Carbonária, organização que tentou destruir a monarquia. O livro ainda contém a presença do actor Vasco Santana, no papel de taberneiro.
O produto final até está bastante minucioso e interessante, falhando apenas, na minha opinião, o alinhamento das histórias por estar demasiado confuso. Mas ainda assim, acho que vale a pena vasculhar.
Segundo o autor, pretendeu: ”ligar várias personagens que tivessem todas vividas naquele tempo e que por alguma razão estivessem ligadas. O fio condutor tinha-o mesmo colado num poster na parede do meu atelier: "O FADO" do pintor Malhoa. Quando soube que os modelos para aquela obra tinham sido personagem reais, fez-se luz na minha mente, ligar toda esta gente: O meu escritor preferido, o Eça, o Ramalho, os outros Vencidos da vida, grupo a que pertencia também o rei D. Carlos, o Grupo do leão a que pertencia Malhoa, as figuras pitorescas do bairro da Mouraria (as personagens que utilizo existiram realmente), fadistas da época, tudo num ambiente de ameaça terrorista por parte da Carbonária portuguesa. Note-se para a "pequena" História que a massa Carbonara ganhou o nome a partir de aí."


“Estamos no virar do século XIX. A Europa está assolada por uma vaga de atentados reivindicados pelos anarquistas. Em Portugal, a Carbonária uma facção terrorista, já se instalou e pretende derrubar o regime monárquico. Nas Artes, o ambiente também não é famoso. Os «Vencidos da Vida» já não se reúnem no Hotel Bragança e o «Grupo do Leão» perdeu pujança. O povo pressente mudança e a monarquia está inquieta. Ramalho Ortigão e sobretudo Eça de Queirós escrevem obras de uma acuidade perturbadora acerca do que irá acontecer. Entretanto, o pintor José Malhoa procura os modelos que lhe permitirão executar a sua obra-prima.”



O Fado Ilustrado
de Jorge Miguel
Plátano Editora
Tamanho: 22,5x30cm
Capa Dura, Cores
Edição: Abril/ 2011
Preço: 15 €
6/10

2 comentários:

elsafer disse...

bonito verificar a proximidade dos traços do desenho ás sensações que o fado nos transmite ...

gostei voltar cá e verificar que continua muito interessante a tua partilha

Spark disse...

Obrigado Elsa :) Bjs