segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Dead Combo “Lisboa Mulata”

À venda desde o dia 26 de Setembro, os portugueses Dead Combo estão de regresso aos discos com “Lisboa Mulata”, que como acrescenta Tó Trips - "Neste disco tentámos voltar um bocado atrás, não ter muitos arranjos nas músicas, voltar à base dos dois… é um regresso ao início", já que ao contrario do álbum anterior - "Lusitânia Playboys" – que contou com inúmeros convidados, “Lisboa Mulata” é algo mais intimista, abrangendo apenas o Sérgio Godinho (na letra) e o fadista Camané (num registo spoken word), na música “Ouvi o Texto Muito ao Longe”, e ainda o guitarrista norte-americano Marc Ribot (que já colaborou com Tom Waits, Elvis Costello ou John Zorn), em quatro temas.
È fácil encontrar neste disco influências da música africana, como podemos deparar, não só pelo nome do álbum, mas em canções como “Lisboa Mulata”, “Cachupa Man”, “Morninha do Inferno” e “Blues da Tanga”. "África tem muita ligação com Lisboa, desde há séculos”, mesmo que o nome “Mulata”, tenha nascido de um instrumento musical, a guitarra mulata (construída nos anos 50 e 60, em Lisboa), e ao qual foi usada em praticamente em todo o disco. Pedro Gonçalves ainda encara o disco como “mais português e mais lisboeta” e ainda "mais alegre, mais dançável e um bocadinho menos negro".
É quase espontâneo, o pezinho de dança, com todas as canções a libertar um calorzinho, num ambiente bem sedutor e exemplar. Um registo magnífico!
Gritem todos bem alto – Lisboa Mutataaaaaa.

Tracklist:
01 Lisboa Mulata
02 Cachupa Man
03 Anadamastor
04 Aurora em Lisboa
05 Blues da Tanga
06 Marchinha do Santo António Descambado
07 Morninha do Inferno
08 Esse Olhar que Era Só Teu
09 Cowboy’s Cure for Jah
10 Ouvi o Texto Muito ao Longe
11 Death Drive

Dead Combo “Lisboa Mulata” (Universal) – 9/10

Para ouvir e sentir “Lisboa Mulata”.



E ainda "Blues da Tanga".

Sem comentários: