quarta-feira, 16 de novembro de 2011

É de Noite Que Faço as Perguntas, de David Soares

Já está finalmente à venda o álbum de banda desenhada do português David Soares - “É de Noite Que Faço as Perguntas” – publicado pela Saída de Emergência. A acção do livro foi baseada nas comemorações do centenário da primeira república portuguesa, e que foi o tema da 21ª edição do Amadora BD, que decorreu durante o ano passado. Por isso a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República (CNCCR) associou-se ao Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem (CNBDI) para efectuar uma série de actividades em redor da Banda Desenhada e da forma singular, como essa linguagem se cruza com a história e o espírito desse período.

É de Noite Que Faço as Perguntas é uma história que parte da cronologia e dos factos históricos pertencentes ao período da primeira república portuguesa para se apresentar como uma poderosa observação sobre a vida, a política e o modo como ambas se influenciam.
Mergulhado num regime autocrático, de natureza indefinida, em meados do século XX, um pai tenta recuperar o filho, caído no seio do partido, escrevendo-lhe as memórias que experimentou nos anos da primeira república: tempo em que o ideal de cidadania era a participação activa e não o recolhimento sob o jugo ditatorial.
Escrito por David Soares e desenhado por Jorge Coelho, João Maio Pinto, André Coelho, Daniel Silvestre da Silva e Richard Câmara, É de Noite Que Faço as Perguntas é, em simultâneo, um poético fresco de época, um ensaio filosófico pungente e uma banda desenhada ímpar.


É de Noite Que Faço as Perguntas, de David Soares
Editora: Saída de Emergência (Portugal, 16 de Setembro e 2011)
210 x 297 mm, 64 p., cor, brochado com badanas
18,00 €

Sem comentários: