Fomos deparados este ano com excelentes discos, que pouco deu para mencionar todos, mas que mesmo assim, ainda foi possível e aqui destacar o novo álbum de Kate Bush. E porquê? Porque mesmo simpatizando com a sua musica, achei que “50 Words for Snow” é um registo simplesmente extraordinário. Um álbum curioso, inundado de emoções, adulto, mágico e profundo, onde a voz inimitável de Bush continua irrepreensível.
O último disco lançado em 2005 – Aerial – não desiludiu, mas que depressa foi ignorado. “50 Words for Snow” é na minha opinião, o álbum mais inteligente de toda a carreira de Bush, transmitindo imenso alento e beleza às suas músicas. O Inverno, a queda de neve, espíritos e as emoções, inspiraram a cantora e compositora inglesa, para chegar a um território mais sentimental e harmonioso.
Canções longas mas que digerem-se muito bem, como podemos deparar logo com o tema de abertura, “Snowflakes”, acompanhada apenas pelo piano, fala-nos do amor de Mãe para com o seu filho, que nos faz levar por uma intensa viagem emocional. As duas músicas seguintes – “Lake Tahoe” e “Misty” – aderem também ao cenário austero do piano, num melodrama emocional melancólico. Já estamos acostumados que a voz etérea de Bush e o piano, a misturam-se e a fluírem de forma instintiva, causando uma atmosfera perfeita. O pop mais surrealista e estranho de “Wild Man”, com uma voz de fundo mágica, onde fala Yeti (Homem Abominável das Neves), criatura originaria das Himalaias. “Snowed in at Wheeler Street” conta com a participação do Sir. Elton John, cantor que Kate Bush sempre admirou. Treze minutos de profundo sentimento.
“50 Words for Snow” conta com a colaboração do actor Stephen Fry, que vai ditando uma lista de 50 palavras para a neve, enquanto Bush vai cantando. Por fim, “Among Angels”, tema estranhamente emocional e exemplar para terminar um álbum, que é um clássico, e provavelmente, o melhor da sua carreira.
Tracklist:
01 Snowflakes
02 Lake Tahoe
03 Misty
04 Wild Man
05 Snowed in at Wheeler Street
06 50 Words for Snow
07 Among Angels
Kate Bush “50 Words for Snow” (Fish People) – 9,5/10
Segue-se “Wild Man”.
2 comentários:
Ahhh eu não sabia deste álbum...tinha parado nos remakes do Director's Cut! Muito obrigada!! Estou morta por ouvir isto, adoro a Kate!!
Sim eu sei :) Este álbum está muito bom, mesmo sendo um pouco diferente dos anteriores. Kate Bush nunca desilude.
Beijinhos
Enviar um comentário