segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Nina Simone “Sings the Blues”

O talento, mas principalmente a sua voz singular, faz de Nina Simone uma das figuras incontornáveis do jazz e do blues, produzindo boa música e lançando álbuns extraordinários, incluindo este, “Sings the Blues”.
Como o nome indica, este registo é envolvido pelo blues, apesar de não ter sido por esse estilo que ficou conhecida, mas que mesmo assim o explorou de forma genial.
Este disco foi o primeiro gravado pela RCA, após de ter-se desvinculado da Philips. “Sings the Blues” é um álbum com letras de protesto e de mágoa, onde o blues encaixa na perfeição.
O disco abre com a sensual e a nocturna "Do I Move You", seguindo o blues estridente de “Buck”, escrito pelo seu marido Andy Stroud. "My Man's Gone Now" segue pelo um caminho mais sentimental, enquanto a fantástica "Backlash Blues", uma música de protesto pelos direitos civis aos negros, com letra do poeta e seu amigo, Langston Hughes. Falta ainda destacar as descontraídas "I Want a Little Sugar in My Bowl", "Since I Fell for You" e "Blues for Mama", que são absolutamente fantásticas.
A assombrosa “In the Dark” acompanhada pelo sensual piano de Nina Simone e “Real Real”, profetiza e espiritual, com momentos do gospel. Por fim, "The House of the Rising Sun", uma versão forte e veloz de um clássico de Alan Price.
Para os apaixonados do blues, “Sings the Blues” é um disco indispensável e inteiramente recomendável.

Nina Simone “Sings the Blues” (BMG_1967)

Para ver e ouvir o single "Do I Move You", aqui numa versão ao vivo em Hamburg, Alemanha, no ano de 1986.



E ainda para ouvir "Backlash Blues"

Sem comentários: