segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Wire “Chairs Missing”

Lançado em apenas onze meses do álbum de estreia “Pink Flag”, foi o tempo suficiente para renunciar o punk e considerar numa nova mudança de sonoridade. Podemos reparar num álbum com uma estrutura musical mais rebuscada, variada, sinistra e complexa, inspirando-se talvez nas atmosferas de Brian Eno, sendo depois uma referência importante para a sonoridade do post-punk. Produzido por Mike Thorne, “Chairs Missing” é daqueles álbuns absolutamente fantásticos e essenciais, com 15 músicas convencionalmente bem estruturadas, mesmo muitas delas seguirem diferentes direcções.
A sublinhar o tema de abertura “Practice Makes Perfect”, denso, sombrio e incrivelmente atraente. “Another The Letter” é o testemunho do vanguardismo dos Wire, tema curto, mas fantástico. “Marooned” é a prova do lado mais obscuro que a banda quis transmitir, enquanto indo na direcção do punk, podemos destacar “Sand In My Joints”, “Too Late” e “Men 2nd”. “Being Sucked in Again” e “Heartbeat”, pressiona um bom momento sonoro, sendo também dois dos meus temas favoritos deste disco. A seguir um ambiente mais pop está a “Outdoor Miner” e “Used To”, enquanto “I Am The Fly” é absolutamente irresistível.
Para além de “Pink Flag” e “Chairs Missing”, seguiu-se “154” (1979), outro registo indispensável da discografia dos Wire e uma prova incontestável de uma criatividade descomunal.

Wire “Chairs Missing” (Harvest Records_1978)

Deixo aqui o vídeo “Heartbeat”, aqui numa secção ao vivo.



Fica ainda para ouvir “Another The Letter”.

2 comentários:

Luis Baptista disse...

Que grande malha,grande disco.Abraco

Spark disse...

Este é meu favorito dos Wire. :)