segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

16 Horsepower “Haw”

Banda Oriunda de Denver, Colorado, formada em 1992, por David Eugene Edwards e Pascal Humbert (ex- Passion Fodder), a música dos 16 Horsepower é inspirada no folk americano, country e no bluegrass, invocando a letras de pendor religioso e cristão, abordando o conflito e o perdão.
Ainda em 92, junta-se à banda Jean-Yves Tola (bateria) e Keven Soll (violino), e começam a adquirir uma enorme reputação, graças à excelente prestação ao vivo na América do norte, ganhando depois a atenção da A&M, que incentivou só em 95, o lançamento do primeiro EP “16 Horsepower”. Em 96 lançam o LP “Sackcloth 'n' Ashes”, que continha o single “Haw” inserido também no anterior EP. O álbum foi muito bem recebido pela imprensa musical internacional.
Em 97 editam o segundo trabalho intitulado “Low Estate”, contando com participação de John Parish na produção. A destacar os singles “For Heaven's Sake” e “Low Estate”. Em 2000 regressam com o distinto e o magnifico “Secret South”, produzido pela própria banda. Este álbum ficou marcado especialmente pela clara mudança de direcção, muito mais descontraída, em relação aos discos anteriores, conquistando mais uma vez imensos elogios. Nesse mesmo ano, lançam “Horses”, um álbum ao vivo que continha um tema dos Joy Division – “Day of The Lords”. Em 2001 cancelam a tournée pela Europa, devido a vários conflitos internos da banda. Nesse ano Edwards forma os Wovenhand e Pascal Humbert lança o primeiro trabalho dos Lilium - Transmission of All the Goodbyes.
Lançam em 2002 – Folklore – um disco com temas tradicionais, sendo este, o último trabalho da banda.

David Eugene Edwards dedica-se então ao seu novo projecto – Wovenhand – lançando em 2002 “Woven Hand”, em 2003 “Blush Music” e no ano seguinte,”Consider the Birds”.
Os 16 Horsepower ainda editam em 2003, “Olden”, uma compilação de raridades e temas ao vivo, e em 2008 “Live March 2001”, lançado pela Alternative Tentacles Records, de Jello Biafra. Em 2005 é então feito um comunicado do fim da banda.
Edwards volta a carga com os Wovenhand, lançando em 2006 “Mosaic”, “Ten Stones" (2008) e o soberbo “The Threshingfloor” (2010), continuando a contar com a colaboração de Pascal Humbert.
Foi ainda lançado durante o ano passado, “Yours Truly”, uma compilação dos melhores temas dos 16 Horsepower.

Para recordar “Haw” do álbum de estreia “Sackcloth 'n' Ashes”.

2 comentários:

Nuno 'Azelpds' Almeida disse...

Adoro a banda. :) A ver se da próxima vez não me esqueço de levar discos deles nas malas. :D

Spark disse...

Porreiro :)