quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Óscares 2012: “Mr. Morris Lessmore", o grande vencedor de Melhor Curta de Animação

"The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore", acabou por conquistar a estatueta, na categoria de “Melhor Curta-Metragem de Animação”, cuja cerimónia se realizou no domingo passado em Los Angeles.
A curta que derrotou, "Dimanche/Sunday" de Patrick Doyon, "La Luna" de Enrico Casarosa, "A Morning Stroll" de Grant Orchard e Sue Goffe, e "Wild Life" de Amanda Forbis e Wendy Tilby, foi produzida nos estúdios Moonbot, por William Joyce (ex-Pixar e Dreamworks), e Brandon Oldenburg. Na minha opinião, foi um justo vencedor!

Inspirado, em medidas iguais, pelo furacão Katrina, Buster Keaton, O Mágico de Oz, e um amor pelos livros, “Morris Lessmore” é uma história de pessoas que dedicam as suas vidas aos livros e livros que retornam o favor. Morris Lessmore é uma alegoria comovente e engraçada sobre os poderes curativos das histórias. Usando uma variedade de técnicas (miniaturas, animação por computador, animação 2D) o premiado autor/ilustrador William Joyce e o Co-diretor Brandon Oldenburg apresentam uma nova experiência narrativa que remonta aos filmes mudos e musicais da MGM. “Morris Lessmore” é antiquado e moderno ao mesmo tempo.”

Na categoria de “Melhor Longa-Metragem de Animação”, o premiado foi “Rango”, do norte-americano Gore Verbinski. Uma das minhas animações favoritas, “Chico & Rita” do espanhol Fernando Trueba, foi infelizmente a derrotada da noite.

Sem comentários: