segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Pink Floyd “The Wall”

Sensacional, marcante, exemplar, genial, o “The Wall” foi um dos álbuns de enorme destaque na minha adolescência, e que o contexto é extremamente psicadélico e martirizado de um mundo imaginário e de uma sociedade cruel, trazido das ambiciosas mentes dos membros, de uma das melhores bandas do século XX, os Pink Floyd.
A inspiração do The Wall nasceu quando Roger Waters cuspiu para um fã, quando este estava a ter um comportamento perturbador. Mais tarde repugnado pela sua acção, teve a ideia de construir um muro entre ele e o público, que depois passou essa ideia para a produção do álbum. O seu alinhamento também é um pouco diferente dos registos anteriores, sendo mais duro e teatral.
“O conceito do disco retrata a história da vida de um anti-herói (Pink), que é repisado e agredido pela sociedade desde os primeiros dias da sua vida: sufocado pela mãe, oprimido na escola, ele constrói um muro em sua consciência para dividir ele da sociedade, e refugia-se num mundo de fantasia que criou para si. Durante uma alucinação provocada pela droga, Pink transforma-se num ditador fascista apenas para que a sua consciência rebelde o ponha em tribunal, onde o seu juiz interior ordene que mande abaixo o seu próprio muro e que se abra para o mundo exterior.”
Foram singles como The Happiest Days of Our Lives, Another Brick in the Wall (Parte II), Hey You, Mother, Run Like Hell e Comfortably Numb, que formalizaram parte do sucesso deste disco, sendo o 3º mais vendido nos Estados Unidos, recebendo ainda 23 platinas, como também teve vendas de 11,5 milhões de cópias do álbum duplo somente nos EUA.
Posteriormente, The Wall foi explorado para filme, dirigido pelo britânico Alan Parker, onde foi protagonizado por Bob Geldof.
Está ainda previsto para este ano, uma edição de luxo limitada – Immersion – do The Wall, que contem 5 CD’s e um DVD. Ainda o ano passado foi reeditado toda a discografia da banda, baptizada de Discovery.

Pink Floyd “The Wall” (Harvest Records_1979)

Este vídeo retirado do filme The Wall, é acompanhado por “Run like Hell” (um dos meus temas favoritos).

Sem comentários: