segunda-feira, 12 de março de 2012

Mark Lanegan Band “Blues Funeral”

Oito anos após “Bubblegum” (2004), o músico norte-americano Mark Lanegan, está de regresso aos seus discos a solo, com “Blues Funeral”, uma das minhas grandes apostas para este ano.
Uma das vozes intemporais do grunge, ligada na altura aos Screaming Trees, Lanegan, para além de uma discografia a solo sólida, tem-se dedicado nestes últimos tempos a outros projectos, relativamente a parcerias com Isobel Campbell, Greg Dulli ou com Josh Homme, nos Queens of the Stone Age, alcançando desde então, um justo prestígio. Todas essas parcerias, motivaram-no a convidar muitos desses músicos amigos a colaborarem consigo em “Blues Funeral”, tal como Josh Homme, Greg Dulli, Alain Johannes, Jack Irons e Martyn Lenoble.
Para além do blues, o rock e o soul, o músico resolveu explorar novos caminhos musicais, inserindo também ambientes eletrónicos. Na minha opinião, essa química funcionou muito bem, algo que já tinha experimentado nos Soulsavers. Ecos de Joy Division, New Order ou Kraftwerk, emerge como influências neste álbum, como podemos destacar em “Harborview Hospital” ou em “Ode To Sad Disco”. Mas o blues continua a estar presente, em “Bleeding Muddy Water”, “St Louis Elegy” e “Phantasmagoria Blues”. O rock devastador de “Quiver Syndrome” e de “Riot In My House”, que conta com a participação de Josh Homme, e “The Gravedigger’s Song”, tema bem sedutor e escolhido para primeiro single.
“Gray Goes Black”, num registo mais pop, a sombria “Leviathan” ou a “Deep Black Vanishing Train”, deixa-nos por fim seguros, que “Blues Funeral”, é um álbum a sério.

Tracklist:

1. The Gravedigger’s Song
2. Bleeding Muddy Water
3. Gray Goes Black
4. St Louis Elegy
5. Riot In My House
6. Ode To Sad Disco
7. Phantasmagoria Blues
8. Quiver Syndrome
9. Harborview Hospital
10. Leviathan
11. Deep Black Vanishing Train
12. Tiny Grain Of Truth

Mark Lanegan Band “Blues Funeral” (4AD) – 8,5/10

Vídeo dirigido por Alistair Legrand, eis o primeiro e brilhante single de “Blues Funeral”, “The Gravedigger’s Song”.

2 comentários:

(H)Olga disse...

Já não vinha aqui há tanto tempo... é bom saber que a qualidade continua na mesma... alta! Beijinhos Nuno! :)

Spark disse...

Obrigado :) Já tinha saudades tuas ;)