quarta-feira, 14 de março de 2012

Montra 2012, em destaque a animação alemã

Inicia já na próxima segunda-feira, dia 19, até dia 25, o Festival de Animação de Lisboa - Monstra 2012, que este ano apresenta uma retrospectiva abrangente do cinema de animação alemão.

Eis abaixo o texto de Ricardo Nabais do Jornal Sol.

A Alemanha é o país convidado da Monstra – Festival de Cinema de Animação de Lisboa, que decorre entre 19 e 25 de Março em vários espaços da capital.
Nomes consagrados da produção germânica como Lotte Reiniger, Bruno Böttge ou Raimund Krumme terão retrospectivas nas salas de cinema ‘reservadas’ para o festival (com a ‘base’ localizada no cinema São Jorge, na Avenida da Liberdade).
O programa, apresentado hoje no cinema São Jorge pelo director do festival, Fernando Galrito, compreende mais de 100 filmes alemães, repartidos entre vários temas, que percorrem as vanguardas dos anos 20 – que incluem filmes que mesclam coreografias e música, com portas de garagem, mãos, peças de xadrez e até uma versão de ‘Pedro e o lobo’ com marionetas – até às produções mais recentes, algumas já datadas de 2012.
Além desta possibilidade de olhar para a Alemanha sem ser sob o ponto de vista de sanções por défices orçamentais, outro país homenageado com uma retrospectiva é o Japão, país de grande tradição e de que se destacam duas produções presentes no programa deste ano, Ghost in the Shell de Mamoru Oshii e Winter Days, uma homenagem ao malogrado Kihachiro Kawamoto.
Some-se a estas retrospectivas os habituais filmes em competição. Como este é um ano par, seguindo a tradição da Monstra, a concurso vão estar curtas-metragens (as longas são para os anos ímpares) nacionais e internacionais, além de um outro conjunto em prova, as curtíssimas.
Como é também habitual, a Monstra consagra parte da sua programação aos mais novos (a Monstrinha) e desenvolve programas paralelos de intercâmbio entre a animação e outras artes e ainda há que não esquecer a formação, com masterclasses de especialistas da área. Este ano, o realce desta parte do programa vai para a presença de Ron Diamond, membro da Academia de Hollywood que avalia o cinema de animação que passa pelos óscares. Em Lisboa, Diamond vai dinamizar a masterclass ‘Tudo o que quis saber para concorrer ao Óscar, mas nunca perguntou’.
E há que não esquecer a projecção de um clássico, Bambi, que comemora o seu 70º aniversário em 2012. O filme vai ser exibido no Tróia Resort e os espectadores terão transporte gratuito para o local a partir de Lisboa.
Outra novidade este ano é a parceria da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), que se junta aos principais parceiros de sempre do festival, a EGEAC e a Câmara Municipal de Lisboa. Pela primeira vez, a Monstra atribui o prémio SPA/Vasco Granja ao melhor filme de animação português de 2011, com o valor de cinco mil euros.


Fica aqui um pequeno trailer da curta alemã “Ast Mit Last”, de Falk Schuster, uma das curtas inseridas no festival.

Sem comentários: